Gabarito comentado de literatura e português – Módulo Vemelho

PORTUGUÊS


Atividades de Fixação (Páginas: 14 e 15)

01) Alternativa E
As duas palavras, mantém e mantêm, existem na língua portuguesa e estão corretas. Ambas estão conjugadas no presente do indicativo. Entretanto, mantém está conjugado na 3ª pessoa do singular e mantêm está na 3ª pessoa do plural. Portanto, a construção: Ela (sujeito)mantém (verbo) no sótão os três gatinhos de pelo cinzento- o verbo manter concorda em número com o sujeito da oração que está no singular e conforme a regra explicada acima, o verbo deve ser conjugado na 3ª pessoa do singular. Observe também que na oração o verbo pelo não está acentuado, pois conforme o Novo Acordo Ortográfico, o acento circunflexo que o distinguia da preposição pelo (pêlo- substantivo= penugem, cabelo/ pelo- junção da preposição “per” ao artigo) foi dispensado.

02) Alternativa E
Amém- Oxítona, ou seja, é uma palavra cujo acento tônico recai na última sílaba. As palavras oxítonas são acentuadas quando terminarem em A, E, O, seguidos ou não de s, e em EM, ENS.
Tríceps/ Jóquei- Paroxítona, ou seja, é uma palavra cujo acento tônico recai na penúltima sílaba. As palavras paroxítonas são acentuadas quando terminarem em UM, UNS, L, ÊEM, PS, X, EI (s), ÃO (s), U (s), ditongo crescente (s), N, ÔO, I (s), R, Ã (s).
Pôr (verbo) – A forma verbal pôr mesmo depois do Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, assinado em 2008, permanece acentuada para distinguir da preposição por. O verbo pôr se refere ao ato de colocar, depositar, apoiar, pendurar, incluir. A preposição por pode significar através de, para, a favor de, durante, até, por volta de, em razão de.
03) Alternativa D
Foram eliminados, conforme o Novo Acordo Ortográfico, os acentos circunflexos nos hiatos dos seguintes casos: enjoo, perdoo, magoo, voo, abençoo/ creem, deem, leem, releem, veem, preveem. Porém, os acentos diferenciais do verbo ter, forma conjugada no presente do indicativo, continuam: Tem (sem acento) está na 3.ª pessoa do singular e têm (com acento) está na 3.ª pessoa do plural.
04)Alternativa D
Conforme o Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa o acento que diferencia a preposição por (através de, para, durante) do verbo pôr (forma no infinitivo- ato de colocar) foi mantido. Portanto, na oração da alternativa D a acentuação do verbo foi empregada corretamente: Preciso pôr (verbo) as coisas em ordem.
05) Alternativa C
Com Novo Acordo Ortográfico foram eliminados os acentos circunflexos nos hiatos dos seguintes casos: ee- creem, deem, leem, releem, veem. Desta forma, está incorreta a acentuação do verbo crer na alternativa C: Os jovens crêem no futuro.
06) Alternativa B
O Novo Acordo Ortográfico não trouxe alteração à seguinte regra: Mantém, intervém, obtém (acento agudo) quando na 3ª pessoa do singular, ou seja, sujeito que concorda também no singular e mantêm, intervêm, obtêm (acento circunflexo) quando na 3ª pessoa do plural concordando assim com o sujeito no plural.
07)Alternativa C
Com o Novo Acordo desaparece o acento dos ditongos (quando há duas vogais na mesma sílaba) abertos éi e ói das palavras paroxítonas (as que têm a penúltima sílaba mais forte): joia, ideia ,boia,asteroide, Coreia, plateia, assembléia, heroico, estréia, paranoia,Europeia, apoio,jiboia. Dessa maneira, foi acentuada incorretamente a palavra joia nas alternativas dadas.
08) Alternativa B
Mesmo com o Novo Acordo Ortográfico permanece o acento agudo nas palavras seguintes:
Oxítonas com mais de duas sílabas terminadas no ditongo nasal -emou –ens: Alguém e Armazém (Outros exemplos: Detém, deténs, harém, haréns);
Paroxítonas terminadas em r / x / n / l: Útil, Inverossímil; Caráter, Açúcar (Outros exemplos: mártir, fêmur, fácil, elétron, tórax, córtex).
09) Alternativa A
De acordo com a questão, as palavras que devem ser acentuadas pelo mesmo motivo são: também e refém, pois, conforme o Novo Acordo,oxítonas com mais de duas sílabas terminadas no ditongo nasal -emou –ens permanece o acento.
10) Alternativa B
Fluido ou fluído- As duas formas existem, mas possuem significados diferentes, veja: quando se quer falar de um líquido a palavra não leva acento gráfico, entretanto, se estiver no sentido de particípio, então leva o acento (Havia fluído ladeira abaixo.)
Anzóis- Conforme as novas regras o acento nos ditongos -éi e -ói permanece nas palavras oxítonas e monossílabos tônicos de som aberto: Anzóis herói, constrói, dói, anéis, papéis;
Tatuí- Oxítona com u ou i em posição final da última sílaba, seguidos ou não de s, leva acento. Ex: tatuí, tuiuiú;
Armazém- Oxítonas com mais de duas sílabas terminadas no ditongo nasal -emou –ens;
Caráter- Paroxítonas terminadas em r / x / n / l leva acento gráfico.
11) Alternativa D
De acordo com as novas regras o acento nos ditongos -éi e -ói permanece nas palavras oxítonas e monossílabos tônicos de som aberto, por tanto a palavra herói deve ser acentuada.
12)Alternativa E
Com o novo acordo ortográfico o trema deixou de existir em todas as palavras do português, dessa maneira, a alternativa E grafa de forma incorreta a palavra redarguimos.
13) Alternativa D
A palavra que recebeu indevidamente acento gráfico é joia, pois conforme o Novo Acordo Ortográfico desaparece o acento dos ditongos abertos éi e ói das palavras paroxítonas.
14) Alternativa A
Conforme as regras, acentuamos as paroxítonas terminadas em l, n, r, x, i(s), u(s), ps, ã(s), ão(s), um(uns), exemplos (Pólen, tórax, lápis, álbum). As paroxítonas terminadas em ditongos orais (seguidos ou não de s) também são acentuadas (vácuo, subúrbio). Lembre-se de que em ditongos abertos éi(s), ói(s), éu(s) não são mais acentuados nas palavras paroxítonas (ideia, colméia, apóia). Porém, não se acentua paroxítonas terminadas em –EIA, tais como as palavras que encontramos na alternativa A : aldeia, baleia, lampreia, sereia.
15) Alternativa B
A reforma ortográfica não trouxe mudanças para o acento diferencial usado na palavra pode. Pode, sem acento circunflexo é a forma do verbo poderconjugada na 3ª pessoa do singular do presente do indicativo e pôde é a forma do verbo poder conjugada na 3ª pessoa do singular do pretérito perfeito do indicativo.
16) Alternativa E
A palavra pássaro é proparoxítona, ou seja, tem o acento predominante na antepenúltima ou última sílaba. Lembre-se que toda palavra proparoxítona é acentuada. Portanto, conforme a questão, a palavra que deve ser acentuada pela mesma razão que pássaro é lâmpada.
17) Alternativa B
Três e Pá – As duas palavras são monossílabas tônicas terminadas em a, e (s), por isso levam acento gráfico. Conforme as regras, monossílabos tônicos terminados em a, e ou o, seguidos ou não de s, são acentuados.
Literário e Íeis- Acentua-se paroxítonas terminadas em ditongo (ei, ea, eo, ia, ie, io, ua, eu, uo seguido ou não de S)
Autônomo e Átimo- As duas palavras são proparoxítonas (acento predominante na antepenúltima/ última ou última sílaba) e devem obrigatoriamente ser acentuadas.
18) Alternativa D
Ônibus e Pássaro- As duas palavras são proparoxítonas (acento predominante na antepenúltima/ última sílaba) e devem obrigatoriamente ser acentuadas.
Itália e Róseo- Acentua-se paroxítonas terminadas em ditongo (ei, ea, eo, ia, ie, io, ua, eu, uo seguido ou não de S)
Caju e Guri- Conforme as regras, oxítonas terminadas em I ou U (seguidos ou não de S) não podem ser acentuadas graficamente.
19) Alternativa C
Índigo/ Júbilo- Palavras proparoxítonas (acento predominante na antepenúltima/ última sílaba) e deve obrigatoriamente ser acentuadas.
Jurisprudência/ Ludíbrio – Palavras paroxítonas terminadas em ditongo (ei, ea, eo, ia, ie, io, ua, eu, uo seguido ou não de S) e deve ser obrigatoriamente acentuada.
Juá- Palavra oxítona. Conforme a regra acentua-se oxítonas terminadas em a, e, o .
20) Alternativa A
País/ Saúde – Quando a segunda vogal do hiato for i ou u, tônicos, acompanhados ou não de s, haverá acento gráfico. ( Outros exemplos: proíbo, faísca, , balaústre, carnaúba, país, aí, baú, paraíso, heroína)
Atividades de Fixação (Página 22, 23,24,25 e 26)
01) Alternativa D
No poema de Manuel Bandeira, o sufixo –inho, utilizado nas palavras “filhinho” e “benzinho”, explicita uma forma muito comum de expressar afeto em situações coloquiais.
02)Percebe-se que os verbos citados estão conjugados no Presente do Subjuntivo da segunda pessoa do singular (tu). O enunciado solicita empregar nesses mesmos verbos a terceira pessoa (você), ainda no Presente do Subjuntivo. Então, a conjugação dos verbos Ir, Deixar e Dormir fica da seguinte forma: Ir- que ele/ela/você vá – Deixar- que ele/ela/ você deixe – Dormir – que ele/ ela/você durma.
03)Alternativa D
A palavra precinho, alternativa A, está empregada com o sentido de enaltecer, pois se trata de um preço considerado pequeno. As expressões das alternativas B e C beijinho e narizinho estão aplicadas em sentido de carinho. O adjetivo branquinha, alternativa E, está empregado em forma de elogio para elogiar a pintura realizada na parede da sala. O uso do substantivo gracinha, alternativa D, é empregado com sentido depreciativo, pois a atitude do garoto em rabiscar a parede do quarto é reprovada.
04) Alternativa B
A Alternativa B está errada, pois há no trecho cinco substantivos e não apenas três: “registro”, “conversa”, “água” em duas ocorrências e “negocinho”.A alternativa A está correta, porque há seis pronomes pessoais: “Me” (linha 17) e “me” (linha 19). Os dois pronomes são oblíquos átonos de 1ª pessoa; “eu” (pronome pessoal do caso reto de 1ª pessoa do m “singular), “ele” e “Ele” (pronomes pessoais do caso reto de 3ª pessoa do singular) e “nosso” (pronome possessivo de 1ª pessoa do plural).
A Alternativa C está correta, pois as duas preposições são “a”, “eu não pago a ele”, e “por”.
A Alternativa D está correta, pois as oito formas verbais são “Abrir”, “é”, “explique”, “pagar”, “pago”, “deixa”, entrar” e “vai”.
A Alternativa E está correta, pois o pronome interrogativo é “Que”, e os dois demonstrativos são “essa” e “isso”.
05)Alternativa C
A alternativa C está incorreta, pois a locução adverbial Característica da Região não corresponde ao adjetivo regional. Observe que o significado da palavra regional: que pertence a uma região- local. Entretanto, a locução adverbial Característica da Região significa particularidades, aspectos de uma determinada região.
A alternativa A está correta, pois o adjetivo vespertino é utilizado para designar algo que ocorre durante a tarde/ Horário da Tarde.
A alternativa B está correta, pois o adjetivo ribeirinho é utilizado para designar seres que se encontram ou moram próximo de um rio.
A alternativa D está correta, pois o adjetivo inodoro significa um alimento sem sabor.
A alternativa E está correta, pois o adjetivo irrestrito significa sem restrição; desprovido de limitações; amplo e ilimitado.
06)Alternativa E
Os números ordinais podem ser flexionados em gênero e número, entretanto os números cardinais são inflexíveis, exceto o número um, o número dois e centenas a partir de duzentos que flexionam-se em gênero. Veja uma pequena lista com exemplos de números ordinais: primeiro, segundo, terceiro, quarto, quinto, sexto… Décimo primeiro… sexagésimo, sexagésimo primeiro…
07) Alternativa B
Nota-se no texto que a expressão “povos indígenas” era digitada no Google por alguns índios suruíscomo forma de pesquisa. Portanto, a expressão “os índios suruís” (tribo determinada) não se referem à expressão “povos indígenas” (forma generalizada para se referir aos índios).
08) Alternativa D
Conforme o texto, a expressão “casa suprida de energia solar” se refereà forma de energia utilizada na casa em que vivia a nova iorquina Rebecca Moore e não está relacionada com o tema da Internet.
09) Alternativa E
As orações: “retiraram a lona (…), despertando a atenção da polícia” têm relação de finalidade e condição. A segunda oração, “despertando a atenção da polícia” é a finalidade daquilo que se declara na oração principal, “retiraram a lona”.
Atente-se de que a condição para que a atenção da polícia fosse despertada foi a retirada da lona. Condição é aquilo que se impõe como necessário para a realização ou não de um fato.
Observe a frase com a aplicação das seguintes conjunções: “Retiraram a lona a fim de que(conjunção de finalidade) a atenção da polícia fosse despertada” .
10) Alternativa C
A alternativa “A” não está correta porque o termo se é uma partícula apassivadora e não está relacionado à palavra “mundo”. A alternativa “B”está errada porque o pronome possessivo “seu” está relacionado ao termo objetivo, que é posse do termo democracia. A alternativa “C” está correta, pois o termo se (pronome reflexivo) retoma poder estatal, o qual se põe ( e ao mesmo tempo é posto) como infalível. A alternativa de não está correta porque o pronome nossa da idéia de proximidade da juventude com enunciador da frase e não referência ao governo. A alternativa E não está correta porque o pronome nesse ( no contexto em questão) é um elemento conector que tem a função de retomar e acompanhar um termo já citado (ano).
11) Alternativa B
As palavras destacadas são me, a, só, naturais. “Me” é um pronome pessoal oblíquo, “ a” é um artigo definido feminino que determina o termo cidadania, só é um advérbio de exclusão e naturais é um adjetivo que qualifica o substantivo pertubações.
12) Alternativa B
Conforme a gramática, na transposição para a voz passiva, o objeto direto se transforma no sujeito. Assim, o objeto “um resto de idealismo” passa a ser o sujeito. Por ser singular, isso já exclui as alternativas A e D, que têm verbos no plural. Outra forma de conversão é notar que, se na voz ativa há duas formas verbais (“tenham conservado”), na passiva deve haver três formas. Portanto, as alternativas C e Etambém devem ser excluídas, pois nenhuma das duas tem três verbos. A alternativa B nesse caso é a mais coerente.
13) Alternativa E
A conjugação do verbo no gerúndio (verbos com terminação – ando) serve para indicar uma ação ainda em processo e com certa duração. Observe que nesse caso o gerúndio vem antecedido por um verbo auxiliar: “Fiquei (verbo auxiliar) olhando ( gerúndio), olhando.” Portanto, o verbo remete a ideia de continuidade e prolongamento. A letra E é a alternativa mais coerente.
14) Alternativa A
Na assertiva (A) a palavra alimento pode ser substituída pelos verbos nutrir e sustentar. É a única alternativa em que o termo expressa ação, portanto é a opção correta.
Na assertiva (B) a palavra alimento vem antecedida por um artigo, por isso é um substantivo (qualquer palavra que nomeia tudo que existe).
Na assertiva (C) a palavra alimento é um substantivo antecedido por um adjetivo de intensidade (quanto).
Na assertiva (D) a palavra alimento é um objeto direto, ou seja, completa a ação do verbo buscar (buscavam).
Na assertiva (E) a palavra alimento também é um substantivo antecedido por um adjetivo de intensidade (tanto).
15)Alternativa E
A expressão “No entanto” é uma conjunção adversativa, ou seja, ligam duas orações ou palavras, expressando ideia de contraste. As alternativas da questão apresentam também conjunções adversativas ( porém, contudo, todavia, entretanto). A alternativa incorreta é E, pois a conjunção “conquanto” é concessiva, ou seja, admite um fato contrário à ação proposta pela oração principal, mas incapaz de impedi-la.
16) Alternativa D
A expressão “ou seja” proporciona à frase sentido de explicação. Veja uma das principais conjunções explicativas: que, porque, porquanto, por, como, pois (anteposto ao verbo), isto é.
17) Alternativa B
A alternativa que preenche corretamente as lacunas é a B, pois a primeiro e o terceiro espaço em branco precisa ser preenchido por uma conjunção adversativa, isso para dar sentido ao texto, no caso, as conjunções “mas” e “porém”.
18) Alternativa D
Na oração I temos a relação de causa e consequência –o que levou algum remoto ancestral a inventar o calçado, foi o fato de tanto machucar os pés ao caminhar descalço. ( Relação de causa/consequência- Machucar os pés foi a causa da invenção do calçado)
Na oração II temos a relação de causa e consequência – o que levou alguém a conceber o copo foi o cansaço de beber água usando as próprias mãos. ( Relação de causa/ consequência- Cansaço de beber água com as próprias mãos levou alguém a inventar o copo)
Na oração III não temos a relação de causa e consequência, pois o trecho somente informa que o motorista de caminhão escolheu determinado rumo, porém não informa quais as consequências dessa escolha.
Somente nas orações I e II temos a relação de causa e consequência.
19) Alternativa C
A alternativa que se encontra relacionada ao sentido de “finalidade, objetivo pretendido” é a da alternativa C. Note: Qual a finalidade dele pegar um balde de plástico? – Resposta: Construir uma engenhoca. Repare que as demais opções não são construídas com duas orações em que uma expresse a finalidade da outra.
20) Alternativa C (corrigido)
A oração “proibidos de transportar passageiros nas rodovias federais” marca a causa da oração principal “ os caminhões ficaram restritos às rotas do sertão”. Dessa forma, a conjunção causal como é a opção adequada para iniciar a oração subordinada causal.
21) Alternativa A
A oração “chegando à portaria” marca o tempo em que a ação da oração principal, “ meu pai interfonou”, aconteceu. Sendo assim, o verbo no gerúndio (chegando) pode ser trocado pela conjunção temporal (quando) mais o verbo conjugado no passado (cheguei).
22) Alternativa C
O termo destacado é “a” e dá a frase um valor de condição. Caso substituímos o termo “a” pela conjunção “se”, o significado da frase não é alterado.
23) Alternativa E
Para compreendermos essa questão é necessário entendermos a diferença das palavras sob e sobre. Vejamos: A preposição “sob” se usa para indicar que algo está debaixo da autoridade, do comando, da vontade ou da orientação de alguém e sobre pode significar “em cima de” ou “a respeito de”. Em nossa questão a alternativa correta é E:
Durante dias, viajaram sentados sobre (“ em cima de”) bancos improvisados, sob (“ em baixo de”) o sol forte das estradas. Cansados, apenas murmuravam algumas palavras sobre (“ a respeito da” ) viagem.
24) Alternativa C
A alternativa que possui uma expressão grifada que não tem valor adjetivo é a C, pois o termo “cara a cara” é um advérbio (Advérbio é a classe gramatical das palavras que modificam um verbo, um adjetivo ou um outroadvérbio) e não um adjetivo. Percebe-se que nas alternativas A, B, D e E temos adjetivos (palavras variáveis em gênero, número e grau que caracteriza o substantivo, indicando-lhe qualidade, estado, modo de ser ou aspecto) e locuções adjetivas ( expressões formadas de preposição + substantivo ou advérbio, com valor de adjetivo): dos vestidos, sem sapatos, simples, longas.
25)Alternativa A
A expressão sublinhada “quer que seja” tem valor de substantivo na oração, pois há o artigo indefinido “um” antes dela. Dessa forma, seguindo a regra de substantivação, a presença do artigo antes da expressão faz com que funcione como um substantivo.
26)Alternativa D
O adjetivo desempenha não somente a função sintática de adjunto adnominal ( acompanhar diretamente o substantivo de uma forma direta, sem haver intermediação do verbo), como vemos nas alternativas A, B,C e E – a ) linda- adjetivo que expressa uma qualidade da moça / b) feliz- adjetivo que qualifica o substantivo gente/ c) limpo- qualidade do substantivo quarto/ e) cruel- adjetivo que expressa qualidade do substantivo homem. Outras funções que o adjetivo pode exercer são de predicativo do sujeito e predicativo do objeto. Na oração da alternativa D, o termo gostoso faz referência ao objeto sorvete: Tomar (verbo transitivo direto) sorvete (objeto direto) é (verbo de ligação) gostoso (adjetivo- predicativo do objeto). Portanto, essa última oração analisada contraria a definição tradicional que a gramática atribui a função do adjetivo.
27) Alternativa D
A palavra “brasileiros” é um substantivo ( toda a palavra que designa ser, coisa ou substância) antecedido por um artigo, portanto a alternativa D está correta.
28) Alternativa A
Nota-se que na alternativa A “de seda” qualifica o substantivo “papel”, por isso essa expressão é considerada uma locução adjetiva. Entretanto, as demais alternativas têm em destaque locuções adverbiais, pois modificam o sentido de um verbo.
29) Alternativa E
A expressão “imprevisíveis” da alternativa E é classificada gramaticalmente como Predicativo do Sujeito. Veja: as ações do homem ( sujeito) são (verbo de ligação) imprevisíveis ( adjetivo com função de predicativo do sujeito). No entanto temos advérbios e locuções adverbiais nas outras alternativas:
a) aqui- advérbio de lugar; b) em silêncio- advérbio de modo; c)não- advérbio de negação; d) frente a frente- advérbio de modo.
30) Alternativa A
O termo como no trecho exerce a função de conjunção conformativa e o termo melhor é um advérbio modo.
Atividades de Fixação (Páginas 27, 28,29,30,31)
01) Alternativa A
José de Alencar, precursor da revolução modernista de 1922, engrandecia a língua falada no Brasil e utilizou como tema o índio e o sertão brasileiro, ao contrário de outros romancistas de sua época que escreviam subsistissem em Portugal. Foi considerado um inovador, pois se mostrou rebelde à tradição portuguesa.
A assertiva (A) está correta, pois Iracema é uma obra considerada de poema em prosa e é marcada por um ritmo cadenciado. Percebe-se também que a composição é rica em metáforas e comparações, como notamos no primeiro parágrafo do texto I, “Iracema a virgem dos lábios de mel, que tinha os cabelos mais longos que a asa da graúna, e mais longos que o talho da palmeira”, o que corrobora a assertiva (B). No romance José de Alencar utiliza argumentos históricos, tais como a colonização do Ceará e também faz referência aos personagens que fizeram parte história real, como Martim Soares Moreno, o colonizador português que se aliou aos índios Pitiguaras e Poti, o que comprova a assertiva (D). A obra é repleta de figuras de linguagem (metáforas, símiles, prosopopeias e hipérboles) e através delas recria o cenário de exuberância da natureza brasileira, por isso a assertiva (E) também está correta. Entretanto, a assertiva (C) está incorreta, pois José de Alencar se utiliza dos recursos imagéticos para se referir à natureza e a outros elementos que simbolizam o Brasil. Além disso, o escritor não se apoia a uma sintaxe convencional para compor sua obra, pelo contrário, ele cria uma literatura nacionalista e emprega um vocabulário e uma sintaxe típicos do Brasil e evita o estilo lusitano, que até então prevalecia na literatura aqui produzida.
02) Alternativa A
A distância espacial em “Além, muito além” é produzida pelo ditongo nasal (quando a vogal e a semivogal são nasais) existente na palavra “muito”. Esse recurso transmite ao leitor a sensação de prolongamento, dessa forma a alternativa (A) está correta. Na assertiva (B) a ocorrência de fonemas sonoros (são aqueles fonemas com os quais as cordas vocais vibram) colabora e não contraria com a intenção de velocidade que Alencar pretendia dar à ação do personagem. A expressão “lábios de mel” é uma descrição metafórica da personagem Iracema e que a exalta e não cria ideia de valor negativo, como afirma a assertiva (C). A noção de valentia da expressão “guerreira tribo, da grande nação tabajara” é ressaltada pelos adjetivos “guerreira” e “grande” e não pela predominância de fonemas vibrantes, o que mostra que a afirmativa (D) está incorreta. Na assertiva (E) o que sugere a noção de pausa forte na oração “ Um dia, ao pino do sol” não é o fonema /i/, mas sim a pontuação, nesse caso a vírgula.
03) Alternativa D
O Manifesto Antropofágico, dentre vários outros objetivos, tinha a intenção de contestar alguns períodos da história literária brasileira. No trecho em questão, Oswald de Andrade critica a presença da cultura católica no Brasil e a forma como ela foi “introduzida” na cultura indígena ([Padre] Anchieta cantando as onze mil virgens do céu, na terra de Iracema).
04) Alternativa B
A alternativa (A) está incorreta, pois a literatura de Alencar apresenta uma linguagem inovadora para sua época, menos influenciada pela língua portuguesa falada em Portugal. Iracema é rica em vocabulário indígena e construções sintáticas típicas do “jeito” brasileiro de usar o idioma português. José de Alencar inovou a literatura de sua época relatando sobre o sentimento brasileiro e também quebrou muitas regras que trazia o romantismo. Nem mesmo o traço ufanista do Romantismo impediu que suas obras contribuíssem para uma reflexão sobre o que seja o Brasil, portanto a alternativa (C) está incorreta. A alternativa (D) está incorreta, pois a figura do índio foi retratada em páginas de relatos de viajantes e não somente a partir do Romantismo no século XIX. O romance de 30 abandona a idealização romântica e a impessoalidade realista e apresenta uma visão crítica das relações sociais e do impacto do meio sobre o indivíduo; trata sobre o tema da realidade socioeconômica e o subdesenvolvimento brasileiro. Essa forma crítica de analisar a influência da realidade na vida dos seres humanos não foi retratada no Romantismo, por isso a alternativa (E) está incorreta. A alternativa correta é a (B), pois José de Alencar em sua obra Iracema, além de exaltar a natureza, também faz crítica à colonização e aos danos à natureza causados pelos colonizadores.
05) Alternativa A
Ao estudarmos um pouco de poesia percebemos que a expressão “luar” é tradicionalmente usada por diversos poetas e seu significado é bastante amplo, logo, a assertiva ( C) está correta.
06) Alternativa C
A expressão “Tem saudades do Ceará” não exprime a ideia de idealização da pátria, ou seja, a personagem sente falta de sua terra natal e isso não significa que sonhe com um país melhor.
07) Alternativa E
A assertiva correta é a (E), pois o texto II é rico em aliterações (Figura de linguagem que consiste em repetir sons consonantais idênticos ou semelhantes no início de palavras de uma frase ou de versos de uma poesia)e assonâncias (consiste em repetir sons de vogais em um verso ou em uma frase). Exemplos : “ de quando em vez” – “idioma inglês” / “saído ao luar” – “ambiciona estudar” . As outras alternativas estão incorretas, pois a métrica e a rima do poema são irregulares, a palavra Iracema não constitui metáfora de América e sim é personagem que “voa para a América” e ritmo da poesia resulta da distribuição cadenciada de acentos tônicos.

08) Alternativa A

Segundo a Gramática Tradicional o sujeito é definido como o ser, a pessoa, o animal, a coisa, a situação, sobre a qual se faz uma declaração; é o termo referente. Na construção linguística do texto II o sujeito Iracema concorda com todos os verbos (conjugados na no presente do indicativo) existentes. Por esse motivo a opção (A) está correta.

09)Alternativa B

Os provérbios I, II e IV são afirmações, certezas de algo que acontece, ou seja, é uma sentença da veracidade dos fatos declarados pelos provérbios. Diante dessa afirmativa, os três provérbios acima devem ser relacionados com a opção 2- Juízo/ Assertiva.
Por outro lado, os provérbios III e V são advertências, sugestões, exortação e por isso devem ser relacionados com a opção 1 – Conselho/ Aviso. Portanto, a alternativa correta é a (B).

10) Alternativa B

Os provérbios “o tempo que vai e não volta” e “águas passadas não movem moinho” significam que o passadoé imutável não volta mais. Desta maneira, a afirmativa (B) é a verdadeira.

11) Alternativa D

Observe que o texto “Vexames” tem como finalidade instruir, orientar sobre o uso correto do aparelho celular pelos jovens. Os chamados textos instrucionais têm como característica o uso dos verbos no imperativo e um repertório de recomendações. Assim, a alternativa correta é a (D).

12) Alternativa E

O pronome você não retoma o sentido da palavra gente. “Muita gente” significa que muitas pessoas não sabem usar o celular e a lista de conselhos é para que o leitor (tratado como você) não cometa os mesmos erros que essas pessoas (gente). Dessa forma, a primeira sentença é falsa.

As duas primeiras assertivas estão relacionadas mesmo sem a presença de elementos coesivos, pois significam que não precisamos nos preocupar em perder ligações, mesmo deixando o celular na mochila podemos escutá-lo e mesmo desligando os aparelhos em certos ambientes é possível recuperar as ligações. Portanto, a segunda sentença é verdadeira.

Todas as sentenças são dadas em tópicos, porém são conectadas por se tratarem do mesmo tema: Conselhos de como usar corretamente um celular. Dessa maneira, a assertiva três é verdadeira.

A palavra “portanto” indica a conclusão de uma ideia anterior, ou seja, a conta vai chegar alta se o telefone for emprestado. Na última advertência do texto não se afirma que a conta chegará alta, somente afirma que ela chegará. Por isso, a assertiva não pode ser substituída pelo último conselho dado no texto. Desse modo, a última assertiva é falsa.

13) Alternativa D

Em todas as outras alternativas, há uma uniformidade das pessoas do discurso e da conjugação dos verbos de acordo com essas pessoas do discurso. Porém, na alternativa D há uma irregularidade entre o verbo conjugado em 3ª pessoa (desligue) e o pronome utilizado em 2ª pessoa (tu).

14) Alternativa A

A assertiva (A) é a correta, pois a fala do atendente demonstra o início da perda de paciência. Nota-se que na primeira ligação, o atendente simplesmente responde que não existe nenhum Valdemar no escritório: “- Aqui não tem nenhum Valdemar”. Entretanto, na terceira ligação, a conjunção “mas” que expressa oposição, sinaliza o começo da irritação. A assertiva (B) e (C) estão incorretas, uma vez que a pessoa não se mostra irritada desde o início do texto e uso do artigo “o” antes de Valdemar revela a aproximação e não o distanciamento entre Valdemar e o sujeito que o procura. Também são incoerentes as assertivas (D) e (E), visto que não é exposto no texto que o autor cria uma relação lúdica entre Valdemar e os funcionários e a presença da datilografa não inibe o atendente de tratar com nervosismo a pessoa que procura por Valdemar.

15) Alternativa B

A expressão dêitico significa elemento que tem por objetivo localizar o fato no tempo e no espaço ( lá, cá, onde, aqui etc). Na crônica de Paulo Mendes os termos “aqui” (“ Aqui não tem nenhum Valdemar” e “ É, mas aqui nunca teve nenhum Valdemar” ) e “aí” ( “ Mas ele mesmo me disse que trabalhava aí”) são usados como referência dos lugares em que estão os participantes do diálogo, no caso, o atendente e a pessoa que procura por Valdemar, portanto a alternativa (B) está correta. Estão incorretas as alternativas (A) e (C), pois o atendente não profere ofensas ao longo da conversa e o texto não apresenta vocábulos regionais. Também estão incorretas as alternativas (D) e (E), uma vez que a linguagem utilizada no texto tem características informais e a reescrita conforme a norma padrão está incorreta, o correto seria: “ Nesse escritório não existe ( ou não há) nenhum Valdemar”.

16) Alternativa A

A primeira afirmativa está correta, pois a passagem do tempo é motivo para reflexão do poeta, veja que os dois primeiros versos interpelam sobre a transitoriedade e efemeridade do tempo: “ A cada dia que passa… A cada dia que passo” .O ciclo da vida é representado pela relação de equivalência que o autor faz entre elementos da flora ( cajás e cajazeiro) e o homem (meninos), construindo assim, a ideia de que os dois seres são efêmeros . Por último, a terceira afirmativa também é correta, já que o sufixo – mente significa modo, forma, ou seja, enfatiza a maneira como ocorre à maturação dos “cajas meninos”: “ inchando-se de seu destino”.
Portanto, as três afirmativas são verdadeiras.

17) Alternativa B

No texto de Gonçalves Dias, a amada esperava ansiosa a chegada de Jatir, isso se confirma no primeiro verso da primeira estrofe: “Por que tardas, Jatir (…)” e também no terceiro verso da quinta estrofe: “Eu sou aquela flor que espera ainda (…)”. Porém a noite passa e Jatir não aparece e ao romper do dia a amada desilude-se, como vemos na última estrofe: “Não me escutas, Jatir! Nem tardo acodes/ Tupã! Lá rompe o sol! Do leito inútil/ A brisa da manhã sacuda as flores.” Portanto, a alternativa correta é a (B).

18) Alternativa A

Segundo o texto, enquanto aguarda Jatir, a amada se mostra ansiosa: “Por que tardas, Jatir, que tanto a custo/ À voz do meu amor moves teus passos?” (Primeiro verso da primeira estrofe) e “Eu sou aquela flor que espera ainda” (Terceiro verso da quinta estrofe), dessa forma, a alternativa A está correta.

19) Alternativa D

A amada mostra sentimento de ansiedade, uma vez que, o uso vocativo (Termo da oração que corresponde a um chamamento, uma invocação) transmite essa angústia e agonia. Outros fatores que causam esse desassossego é o tempo que passa e Jatir não surge, logo, a assertiva (D) é a correta.

20) Alternativa C

O sentimento que se esconde nas palavras do segundo verso é de exclusividade no amor, pois o pronome “Nosso” é possesivo (indica a ideia de posse), ou seja, transmite a noção de exclusividade. Assim, a afirmação correta está na letra (C).

21) Alternativa B

O eu-lírico é emocionalmente dependente de seu amado, pois, conforme os versos: “Nem outras mãos, Jatir, que não as tuas a arazóia (Cinto de penas ou espécie de saia, composta por penas, e usada por mulheres indígenas nativas do Brasil) na cinta me apertaram”, Jatir foi o único homem com que a amada vivenciou relações mais íntimas. Esse fato faz com que exista uma cobrança de compromisso entre Jatir e a amada.

22) Alternativa C

Os elementos da natureza na quarta estrofe ajudaram a compor uma atmosfera de grande atração amorosa, veja: “Correm perfumes no correr da brisa/ A cujo influxo mágico respira-se/ Um quebranto de amor, melhor que a vida.” Percebe-se nesses versos o otimismo da amada em relação ao amor. Porém, na oitava estrofe a amada se desilude e seu amor perde a impulsão inicial: “ Do tamarindo a flor jaz entreaberta/ Já solta o bogari mais doce aroma/ Também meu coração, está como estas flores.” Nota-se que o tempo passou, o tamarindo já está com flor entreaberta e o coração da amada começa a se sentir angustiado, pois ela percebe, através da abertura das flores, que a luz do dia se aproxima, porém Jatir não aparece. Por isso, é correta a alternativa (C).

23) Alternativa A

A frustração é um sentimento que vem acompanhado pela decepção, desilusão e também pela revolta, portanto, é o termo mais adequado para definir o tema.

Questões para o Enem( páginas 32, 33, 34,35,36,37, 38,39,40)

01) Alternativa A
Através das figuras, podemos observar que a atividade física regular é vantajosa para o nosso organismo, entre esses benefícios está na diminuição da frequência cardíaca em repouso e o aumento da oxigenação do sangue, pois os mecanismos cardiovasculares apresentam melhoras ao praticante de exercício físico, portanto, a letra (A) está correta.

02) Alternativa E
Palavras obsoletas são aquelas que já estão fora de uso, ultrapassadas. Esses itens lexicais, outrora produtivos, revelam que o léxico da língua portuguesa é variável e diversificado, pois se altera com o passar do tempo. Assim sendo, a alternativa (E) é a mais adequada.
03) Alternativa B
Segundo a obra poética de Cecília Meireles, a linguagem é peça imprescindível nas relações humanas, pois ela expressa “ todo o sentido da vida” e através dela “o mel do amor se cristaliza” e “ Reis, impérios, povos, tempos” pelo impulso das palavras rodam. As relações humanas, em suas mais variadas esferas têm sua estabilidade vinculada ao significado das palavras, isso se comprova no fragmento através dos seguintes termos: “ o mel do amor, o sonho, a audácia, a calúnia, a fúria, a derrota e a liberdade.” Assim sendo, a alternativa correta é a (B).
04) Alternativa B
A opção correta é a letra (B), pois o autor reconhece que o uso da norma padrão da língua portuguesa é necessário em determinadas situações, como nos exames de vestibular: “ De fato, trata-se de um equívoco que, num vestibular, poderia me valer uma reprovação.” O autor assume a importância da grafia correta em certas circunstâncias.
05) Alternativa A
O autor defende o uso das formas coloquiais, como vemos no último parágrafo: “não faz sentido rejeitar a língua de 190 milhões de brasileiros para só considerar certo o que é usado por menos de dez milhões de portugueses”, porém necessita usar a norma padrão da língua para expressar-se no gênero entrevista. Ele também enfatiza na linha 17 que os brasileiros têm “uma língua própria, mas ainda somos obrigados a seguir uma gramática normativa de outra língua diferente”, ou seja, a língua brasileira afastou-se da língua portuguesa da Europa. Dessa maneira, a alternativa A é coerente.
06) Alternativa D
07)Alternativa A
Percebe-se que a frase “ Lugar de mulher também é na oficina,” mostra que o papel das mulheres na sociedade atual não se limita na sentença popularmente conhecida: “ Lugar de mulher é na cozinha”. A figura feminina hoje ocupa cargos que antes eram ocupados somente pelos homens, como vemos no texto e isso comprova que a situação das mulheres mudou na sociedade contemporânea. Portanto, a alternativa (A) é a mais coerente.
08) Alternativa A
Conforme o texto publicado no site da editora Abril, os adolescentes consomem alimentos industrializados e ingerem menos leite, frutas e feijão. Além disso, também levam uma vida sedentária e não praticam atividades físicas. Como conseqüência, as doenças que normalmente surgem na velhice chegam precocemente e diminuem a expectativa de vida desses jovens. Logo, a opção A está correta.
09) Alternativa E
Elipse, conforme a gramática, é a omissão de uma ou de várias palavras que não são indispensáveis para a compreensão da frase: elipse do sujeito, do verbo. Usa-se esse recurso para evitar a repetição do substantivo. Nota-se que no trecho: “Supõe-se que fizesse referência ao modo violento como o vírus se apossa do organismo infectado”, o verbo “fazer” está com seu sujeito oculto (palavra grippe), forma utilizada pelo autor para não repetir a expressão já citada na linha anterior. Deste modo, o fragmento apresentado pela alternativa (E) é o mais correto.
10) Alternativa E
A locução “Na verdade” pode significar:realmente, certamente e de certo. O autor ao usar essa expressão tem como objetivo apresentar informações pouco divulgadas sobre os indígenas no Brasil, ou seja, sua meta é contrariar as ideias imaginadas pelo senso comum em relação a esses povos. A alternativa (E) é a mais coerente.
11) Alternativa E
Conforme o enunciado, a internet foi a ferramenta usada pela população para derrubar o governo de Hosni Mubarak no Egito. Isso prova que sistemas de comunicação como esse são capazes de promover mobilizações sociais importantes. Segundo Manuel Castells, os movimentos culturais se constroem em torno de sistemas de comunicação e são importantes também no compartilhamento de valores sociais.
12)Alternativa E

A autora descreve a importância da manta para aquela família e essa valorização é indicada quando o texto relata que com a morte da avó, as tias passaram a disputar a manta e que todas a queriam, mais do que aos quadros, joias e palácios deixados por ela. As histórias de tradição oral que faziam parte da manta tinham mais valia do que qualquer outro bem material. Por isso, a alternativa (E)está correta.

13) Alternativa B

A escrita consiste na utilização de símbolos com a função de exprimir ideias humanas, ou seja, é utilizada com a finalidade de registrar a linguagem falada. Percebe-se através da interpretação do quadrinho e também de conhecimentos préviosque a propagação de pensamentos filosóficos e religiosos se deu primeiro através da oralidade e chegou até a atualidade devido a registros gráficos, isto é, através da escrita. Portanto, a escrita permite sim, com mais facilidade, a propagação e a permanência de ideias ao longo do tempo. A Afirmativa (B) é correta.

14) Alternativa E

O texto aborda a existência de uma língua geral com duas variedades, por isso fica claro que a distribuição das línguas indígenas, anterior à chegada dos portugueses, permitiu a variação da língua geral em duas. Isso se deu devido ao fato de as diferentes línguas indígenas influenciarem de forma diferenciada na língua geral.

15) Alternativa C

A criação do alfabeto é uma revolução na história da escrita que facilitou registros importantes e modificaram o processo de comunicação da humanidade. Outra transformação que impactou a comunicação foi a tecnologia da informação, pois possibilitou a integração das modalidades escrita, oral e audiovisual. A invenção do alfabeto tem grandezas parecidas com as transformações tecnológicas que vivemos, pois ambas quebraram fronteiras do tempo e do espaço e colaboraram na integração da linguagem.

16) Alternativa C

Conforme o texto de Gaspari, “ Dança e educação física na escola: implicações para a prática pedagógica” não existe uma forma correta de dançar e para movimentar o corpo não é necessário nenhuma habilidade, ou seja, a dança é permitida para todos, independente do biótipo ou da etnia. A dança é uma arte rítmica que manifesta a cultura brasileira e é voltada também para apresentações artísticas. Assim sendo, a alternativa (C) é a mais coerente.

17) Alternativa C

No site www.estadao.com.br, MarleenHaboud, especialista em línguas andinas, afirma que :”O êxodo rural e a instalação de grandes empresas e multinacionais na região amazônica e nos Andes são os principais fatores externos que contribuem para o desaparecimento das línguas indígenas”. Nota-se então que, o contato com falantes de outra língua, causado pela emigração e também a imposição de outro idioma sobre os nativos (que absorvem a nova língua por necessidade de sobrevivência) são um dos fatores que mais contribuem para o enfraquecimento gradual do patrimônio linguístico.

18) Alternativa E

O autor sugere que o Brasil use como arma contra o preconceito racial a integração da linguagem, como vemos no último parágrafo do texto: “Enquanto o racismo que não quer dizer seu nome continua no Brasil, uma integração real pode começar pela linguagem.” Veríssimo afirma que o linguajar brasileiro é repleto de expressões racistas e que isso precisa de uma correção. Sem contar que sugere também que a forma como se trata verbalmente os negros deve ser alterada para um melhor convívio, sem preconceito racial.

19)Alternativa C

O texto “Saúde” faz uma crítica severa sobre as propagandas que apelam para o consumismo de produtos que teoricamente ajudariam a conquistar um corpo belo. Diante dessas observações feitas pelo texto, percebe-se que a intenção do autor é mostrar, mesmo que de forma implícita, que existe diferença entre se preocupar diariamente com a saúde corporal e deixar-se influenciar pelo que veicula na mídia a respeito do comportamento das pessoas em relação a sua estrutura física. Portanto, a assertiva (C) está correta.

20) Alternativa A

A assertiva correta é a (A), pois conforme o texto, ainda é discutido pela sociedade civil e parlamentares um marco regulatório que garanta um controle que tenha o intuito de disciplinar o uso da internet. O autor usa a expressão “terra sem lei”, pois diante de crimes cibernéticos tão sérios como roubos de senha e pedofilia, o Brasil ainda não elaborou uma legislação para a punição desses delitos.
21) Alternativa E

Na modernidade, além dos exercícios físicos da moda e que fizeram aumentar significativamente os espaços para as práticas esportivas, ocorreu também a busca por uma alimentação que contribua para o alcance de um corpo perfeito. As pessoas para modelar o corpo seguem dietas a base de carboidratos, gorduras ou proteínas, visando assim, ganharem maismassa muscular. Portanto, a assertiva mais coerente é a (E).

22) Alternativa D

Segundo Tavares, os textos são eternos e independentemente do avanço tecnológico e do meio pelo qual será veiculado: “O texto é uma espécie de alma imortal, capaz de reencarnar em corpos variados: página impressa, livro Braille, folheto, coffeetable book, cópia manuscrita, arquivos PDF…” A alternativa que se relaciona com a ideia central do texto é (D).
.
23) Alternativa E

Segundo o autor, “ler as palavras de Cícero sobre o envelhecimento pode ajudar a aceitar melhor a passagem do tempo”, ou seja, o autor afirma que é possível envelhecer e celebrar o feito de ter conquistado uma vida longa sem nos atirarmos na amargura e na melancolia.

24) Alternativa D

Segundo o autor, a aquisição da leitura e da escrita não são suficientes para garantir a cidadania, embora viabilize melhor participação social. Portanto, a condição cidadã brasileira, para ser plena ,depende também da ruptura com o ciclo da pobreza. A alternativa correta é a (D).

25) Alternativa E

Conforme o texto, durante muitos anos a língua portuguesa e o tupi viveram lado a lado como línguas de comunicação, sendo que, a primeira era considerada língua oficial e a segunda doméstica e geral. Portanto, existia no Período Colonial uma interação pacífica no suo das duas línguas. Alternativa correta: (E).

26) Alternativa B

Conforme o texto é a língua que falamos que define a nossa identidade. Isso é comprovado no texto a partir da terceira linha: “Se nada nos define com clareza, a forma como falamos o português nas mais diversas situações cotidianas é talvez a melhor expressão da brasilidade.” Dessa maneira, a alternativa correta é a (B).

LITERATURA
Atividades de Fixação ( Páginas 72, 73, 74, 75, 76)

01) Alternativa D

A resposta correta é a (D), pois a linguagem de Manoel de barros é simples, porém bastante rica em figuras de linguagem, como metáforas. Essas sustentam o pensamento do poeta em relação à temática de seu poema.As alternativas (E) e (A) são incorretas, pois na poesia de Manoel de Barros as funções denotativa e referencial ( linguagem que transmite informações objetivas) não ocorre em seu poema. A alternativa (B) afirma que a Linguagem de Manoel de Barros é rebuscada e na verdade ela é simples, por isso também é incorreta. A hipérbole ( figura de linguagem que se apoia em imagens exageradas) não é um recurso utilizado por Barros para elevar o mundo dos seres insignificantes, portanto a alternativa (C) é falsa.

02) Alternativa B

A alternativa correta é a (B), uma vez que poesia é arte e busca refletir sobre o sentido que o homem procura para a própria vida. A afirmação da alternativa (A) é incorreta, pois a “informática e invencionática” têm sentidos contrários e indicam respectivamente “a informação racional, objetiva”, “e a expressão artística, lírica, que nasce do coração”. A capacidade de criação poética não se condiciona aos processos de modernização tecnológicos, como afirma a alternativa (C). Também a invenção poética não se rendeu às inovações da informática para dar sentido ao desperdício, tornando falsa a alternativa (D). A alternativa (E) não é coerente, pois as palavras do cotidiano não estão desgastadas e não resta para a poesia o silencio, pelo contrário, a poesia é uma forma de comunicação.

03) Alternativa E
A assertiva (E) está correta, pois os textos procuram explicar de maneira cômica o que é “ser gagá” e o que é “ser brotinho”. A construção metalinguística é um mecanismo linguístico que utiliza a linguagem para falar dela mesma.
A assertiva (A) afirma incorretamente que as os textos utilizam as mesmas expressões coloquiais com significados semelhantes. Observe que o texto II é reprodução cómica do texto I, por isso, essas expressões não possuem os mesmos significados, veja: “ser brotinho” e “ser gagá”, tem definições completamente opostas.
A assertiva (B) não é coerente, pois não ocorre contradição entre os dois textos, porém cada um relata sobre uma faixa etária.
A assertiva (C) é falsa, uma vez que os textos são escritos em linguagem coloquial.
A assertiva (D) é incorreta, visto que prevalece no texto a conotação e não a denotação.
04) Alternativa A
O eu-lírico admite suas limitações ao utilizar a palavra “azar” (sétima linha), porém também afirma que “desacredita no azar” e esse fato de descrer, mostra seu atrevimento, pois prova que não vai aceitar o infortúnio. Assim, está correta a alternativa A.
05) Alternativa B
O trecho destacado é irônico por demonstrar uma distância intencional entre aquilo que o autor diz e aquilo que realmente ele pensa, ou o que é sensato pensar. É como se o curto adiamento da contaminação nuclear fosse algo realmente bom, quando, na verdade, o autor está criticando os riscos trazidos pela Guerra Fria.
06) Alternativa A
Observe que na figura 1 a palavra Kolynos é usada substituindo a palavra pasta dental e na metonímia ocorre uma substituição de um termo por outro devido ao fato de entre eles haver uma relação de proximidade que permite essa substituição. Por isso, a figura 1apresenta metonímia.
A figura 2 apresenta um cubo de gelo em chamas e a figura de linguagem que se encaixa é o paradoxo, pois é um mecanismo da linguagem em que se combinam palavras de sentido oposto que parecem excluir-se mutuamente. Dessa forma, o cubo de gelo, água, e o fogo são elementos que não se misturam, ou seja, são opostos.
A figura 3 pode ser representada como sinestesia, pois é uma figura de linguagem que consiste em agrupar sensações originárias de diferentes órgãos do sentido (visão, tato, olfato, paladar e audição).
A figura 4 pode ser associada a uma metáfora, pois a figura de duas árvores designa um pulmão, sendo que a preservação da natureza é necessária para manter o ar limpo. E a metáfora é a designação de um objeto ou qualidade mediante uma palavra que designa outro objeto ou qualidade que tem com o primeiro uma relação de semelhança.
07) Alternativa B
Os trechos “máquina” e “projetos do futuro” são a chave para a associação da imagem ao trecho b. A idéia do corpo humano (mais especificamente o cérebro) como uma máquina é clara na imagem e o detalhamento do cérebro (na imagem substituído por “departamentos” específicos nos remete à expressão “projetos do futuro”.
08) Alternativa E
No poema Canção do vento e da minha vida predomina a função da linguagem poética, pois o autor elabora seu texto baseando-se na combinação de palavras e figuras de linguagem. Nesse tipo de texto, exploram-se os sentimentos do eu – lírico. Outra característica que evidencia o a função da linguagem poética é a repetição de estruturas, marca que ajuda a construir musicalidade ao texto e corrobora sua estrutura artística. Portanto, a alternativa E é a correta.
09) Alternativa D
A assertiva correta é a (D), pois a construção sintática é um recurso poético primordial para o entendimento da poesia. Percebe-se que Manuel Bandeira explora a repetição de estruturas de frase (“O vento varria”, e “a minha vida ficava”) transmite a idéia de dinamismo na vida do eu- lírico. A repetição de sons no poema também reforça esse movimento dinâmico e sucessivo.

10) Alternativa D
Observa-se na alternativa (D) que o uso de uma ilustração paradoxal ocorre nos dois últimos versos (“E me deixa viver / nessa que morre”).
11) Alternativa D
A assertiva (D) é correta, pois a primeira figura causa no observador a sensação de que os homenzinhos apresentam dimensões diferentes. No entanto, ao medirmos os homenzinhos percebemos que eles têm a mesma altura. A segunda figura, o círculo desenhado sobre os segmentos de retaparece deformado. Nos dois casos, a nossa assimilação visual não corresponde ao que é real.
12) Alternativa A
Observe que o Caracol usou seu pesado casco, que o torna lento ao andar, ao seu favor. Todavia, antes de chegar até a cama elástica, o animal precisou carregar seu casco, porém ele persistiu e seu fardo se tornou mais brando. Por isso, o dito popular que melhor corresponde à figura é o da assertiva (A): “ Com perseverança, tudo se alcança.”
13) Alternativa B
Constata-se oposição entre as palavras “contentamento” e “descontente”, alternativa (B). Nota-se que a questão apresenta a definição da figura de linguagem antítese (relação de oposição de palavras ou idéias), facilitando sua resolução.
14) Alternativa A
O conceito de sinestesia foi dado já no enunciado: “construção de linguagem em que se mesclam impressões sensoriais diversas”. Diante dessa definição, percebe-se que a opção (A) é a alternativa correta, pois o “branco sabor de alvorada” remete ao sentido do paladar (sabor) e da visão (branco).
15) Alternativa C
Conforme o texto, o papel do escritor é “numa época de atrocidades e injustiças como a nossa, é acender a sua lâmpada, fazer luz sobre a realidade de seu mundo, evitando que sobre ele caia a escuridão (…)”, ou seja, a função do escritor é denunciar o real, ser crítico. Por isso, a alternativa (C) está correta.
16) Alternativa C
Notamos ao longo dos versos, uma postura irônica do autor, mesmo que de forma implícita sobre o crescimento de Montes Claros. No entanto, quando ele relata sobre as favelas, que não é um aspecto positivo para o bom desenvolvimento de uma cidade, mostra o quanto é sarcástico.
17) Alternativa B
Conforme o poema “A dança e a alma” dançar vai muito mais além que a simples definição: é a Arte de movimentar expressivamente o corpo seguindo movimentos ritmados, mas também é uma manifestação espiritual, é “um estar entre céu e chão”, é “libertar-se por todo lado…” Portanto, dançar é ultrapassar os limites físicos. A alternativa que mais se aproxima do que está expresso no poema é (B).
18) Alternativa A
O termo que estabelece contraste com solo é “éter”, percebe-se que solo é a realidade, o chão e éter é o céu, a possibilidade de sair da realidade, de sonhar. Portanto a alternativa correta é a (A).
19) Alternativa E
Conforme o poema de Ferreira Gullar “O açúcar” a imagem que se opõe a doçura do branco açúcar está nas usinas escuras e na vida amarga. Observe a oposição entre as palavras: “doçura/ amarga” e “branco/ escuras”. Assim, a alternativa correta é a (E).
20) Alternativa B
“Os dois provérbios semelhantes são: “Devagar se vai ao longe” e “ De grão em grão, a galinha enche o papo”, expressam que, com perseverança e sem precipitação, é possível conseguir o que se deseja.
Questões para o Enem (Páginas 77, 78, 79,80, 81, 82, 83 e 84)

01) Alternativa D
Ao analisarmos atentamente o cartaz, percebemos que ele possui como principal finalidade a de orientar e aconselhar sobre a importância em devolver os livros no prazo correto. Portanto, o cartaz tem função educativa. A alternativa correta é a letra D.
02) Alternativa C
A pintura e o poema apresentam a imagem de uma mulher endeusada e praticamente perfeita. Percebe-se a idealização da mulher através dos adjetivos encontrados nos versos: “serenidade”, “doce riso”, “presença moderada”, “graciosa” e “suave”. Ao analisarmos a figura, podemos observar queo semblante da mulher é harmonioso e sereno. Suas vestimentas e penteado também são delicados e semelhantes ao da mulher retratada na poesia de Camões. Portanto, a alternativa (C) é a mais coerente, pois apesar de serem produtos de duas linguagens artísticas diferentes, apresentam algo em comum: a idealização da mulher, participando assim, do mesmo contexto social e cultural.
04) Alternativa B
A assertiva (B) está correta, pois função da linguagem que predomina na crônica em questão é a emotiva ou expressiva. Percebe-se que existe no fragmento uma exposição dos sentimentos do enunciador e essa emoção sobressai a cada questão a ser desenvolvida no texto.
05) Alternativa D
Aleijadinho foi um importante artista do Barroco no Brasil. Suas esculturas possuem um grande apelo religioso (característica da produção artística desse período), porém a representação de um profeta do pátio do Santuário do Bom Jesus de Motosinho evidencia grande personalidade do escultor, pois Aleijadinho molda as imagens sacras com semblantes populares, rompendo com os padrões artísticos existentes no Barroco. Essa peculiaridade conferiu às obras do artista grande destaque nos dias de hoje, logo, a alternativa correta é a letra D.
06) Alternativa A
O sentido do verbo “beber” não pode ser interpretado no sentido literal, pois o narrador declara que o personagem “bebia paisagens, músicas de Tom Jobim, versos de Mário Quintana”. Declara ainda que, o personagem “nos fins de semana, embebedava-se de “Índia Reclinada, de Celso Antônio”.Percebe-se o uso da metáfora e nota-se que, a causa mortis (Expressão latina que significa literalmente ‘causa da morte’.) também toma efeito irônico, desta forma, a alternativa correta é a (A).
07) Alternativa C
A obra de Pawla aborda sobre o problema do trabalho infantil. Ao analisarmos a imagem, podemos notar duas crianças, uma puxando um trem de brinquedo levee a outra um vagão de carga pesada. Diante desse contraste, o artista tem como objetivo provocar a reflexão sobre essa realidade: enquanto uma criança brinca, despreocupada e livre, a outra está presa ao trabalho infantil e perde o seu direito de usufruir da infância. Assim sendo, a assertiva correta é a (C).
08) Alternativa B
A quadrilha passou a fazer parte das danças folclóricas nacionais, pois como o próprio texto relata, o Rio de Janeiro apresentou novas configurações para a dança que é oriunda dos salões franceses. O texto também afirma que no Brasil a dança foi introduzida e adaptada pelo gosto popular, ou seja, adaptado por povos de diversas regiões do país. Por isso, a quadrilha aborda as tradições e costumes de determinados povos ou regiões distintas de uma mesma nação. A assertiva (B) está correta.
09) Alternativa C
O recurso utilizado pelo autor de escrever por extenso a pontuação “dois pontos- : “ é estilístico, pois tem a função de enfatizar a sequência de pensamentos explicativos que será citado. Nota-se também que o termo “dois pontos” tem o objetivo de desenvolver o que foi dito anteriormente. Dessa maneira, a alternativa ( C) é a mais coerente.
10) Alternativa D
O uso do coloquialismo está presente na canção de Gabriel Pensador (“pra”, “pode crer” e “se liga aí que te botaram”) e essa escolha linguística faz com que a música se torne espontânea, pois se escreve da mesma forma como se fala. Diante disso afirmamos que a letra (D) está correta.
11) Alternativa C
A contemporaneidade da performance pode ser depreendida pelas questões de código e linguagens com a utilização de suportes materiais inusitados, como bananas e uma Kombi em uma instalação artística. As questões sociais podem ser percebidas pelo nome da montagem “mercado das artes/ mercado das bananas” – uma crítica ao caráter acentuadamente comercial da expressão artística contemporânea. Além disso, a placa que Paulo Nazareth segura pede que suas origens humildes não sejam esquecidas quando for um nome importante. As questões de território podem ser depreendidas pelo fato de se tratar de uma obra de um artista brasileiro, exposta em Miami, com uma placa em espanhol, claro efeito da globalização.
12) Alternativa D
Para compreender bem a questão é necessário esclarecer o significado de alguns termos: Lusofonia – Conforme o dicionário Aurélio, significa conjunto dos falantes de português. Conjunto das identidades culturais existentes entre os sete países de língua oficial portuguesa./Metalinguagem-É a linguagem que descreve acerca de si mesma ou de outra linguagem. Diante desse conhecimento, verifica-se que o próprio título faz referência à metalinguagem, pois o texto aborda sobre a diversidade de significado da palavra rapariga nas regiões em que se fala o Português e por isso, a grande dificuldade em escrever um poema. O texto de Júdice M. é também um poema de versos livres que expõe uma reflexão sobre difícil construção da própria obra, por isso possui função metalinguística.
13) Alternativa E
Conforme o dicionário Aurélio, saltar é elevar-se do chão com esforço, atirar-se de um lugar para outro. Assim, existe uma perda momentânea de contato dos pés com o solo, logo em seguida, impulsão, voo e queda. A alternativa correta é a (E). A alternativa (A) está incorreta, pois a impulsão determina o tempo de perda de contato com o solo. O impulso dado pelos braços não determina o tempo de duração do salto, contradizendo a alternativa (B). A alternativa (D) está também equivocada, pois nem sempre é necessária uma breve corrida para um local alto quando se tem o objetivo de saltar.
14) Alternativa A
As informações do anúncio assinado pelo Fundo Cristão para Crianças têm como objetivo chamar a atenção sobre o assunto vigente e conseguir aceitação do leitor sobre a problemática: crianças carentes e/ou órfãs precisam de um apadrinhamento para receber, além de cuidados, afeto.
15) Alternativa C
Atualmente, o artista popular e o artesão são considerados dotados de conhecimento cultural por expressarem a sua cultura em seus trabalhos.
16) Alternativa C
Nota-se que uma das diferenças que se estabelecem entre os dois textos é a característica linguística existente em cada um deles. O primeiro texto é poético e por isso, apresenta figuras de linguagem, tais como: “sob uma chuva de rosas”, “Minha escola é um catavento a girar”. Entretanto o segundo texto enfatiza a exposição informações sobre os bastidores do espetáculo : “ existe um verdadeiro batalhão de alegria: são costureiras, aderecistas, diretores de ala (…)”
17) Alternativa A
A dança tomada como elemento folclórico é a forma de expressão de um povo em diversos aspectos: cultural, afetivo, histórico, intelectual e espiritual. Pode-se dizer que a dança é uma forma de expressão dehábitos e de costumes sociais. Assim, a assertiva correta é a (A).
18) Alternativa B
Percebe-se que no desenho de Niemeyer das colunas do Palácio da Alvorada os traços são simples, porém possuem linhas curvas opostas. Esses aspectos são marcantes e retomam as clássicas colunas gregas. Desta forma, a alternativa correta é a (B).
19) Alternativa C
As pinturas de arte urbana ( grafite) e da Tocas do Salitre têm como elemento comum a função de representar costumes e valores sociais referentes a cada época. Portanto, a alternativa correta é a (C).
20) Alternativa A
A pintura em tela de Pablo Picasso, Guernica, é considerada cubista. O Cubismo retrata as formas da natureza através de figuras geométricas, representa as partes de um objeto no mesmo plano e não tinha nenhum compromisso com a aparência real das coisas. Observa-se que a obra de Picasso possui as características desse movimento: imagem retratada em espaço plano que enfoca várias dimensões de um evento e também renúncia à realidade. Portanto, a alternativa correta é a letra (A).
21) Alternativa A
Ao analisarmos as imagens podemos perceber que a primeira figura é composta por quatro homens com vestimentas (roupa branca e chapéu) e também instrumentos (violão, cavaquinho e pandeiro) característicos da música popular brasileira conhecida como chorinho. A figura seguinte representa a música clássica, a três uma orquestra e a quatro uma banda de rock. Portanto, a alternativa correta é a (A).
22)Alternativa (D)
As alternativas A e B estão incorretas porque são preconceituosas em relação ao Balé Parade. A alternativa C está errada devido ao fato de interpretar a fusão entre as artes como uma disputa, o que dá um tom pejorativo à expressão artística. A alternativa E não tem relação com a discussão feita no texto da questão. Já a alternativa D mostra a fusão entre as artes como uma inovação (para o ano de 1917) e por isso é a alternativa mais adequada.
23) Alternativa E
O texto trata sobre a dança como individualidade dos povos xavantes. Observa-se que existem na dança, elementos tradicionais, tais como os tipos de dança oriundos dos primeiros xavantes, também existem elementos que foram incorporados, como os cantos, sonhados pelos padrinhos e entoados por todos. Portanto a preservação da identidade e a novidade estão presentes na dança cultural dos xavantes.
24) Alternativa D
A primeira afirmativa é verdadeira, pois o texto afirma que a figura de Ema indica mudanças de estações ( “ O surgimento da figura da Ema no céu, ao leste, no anoitecer, indica o início do inverno”). A segunda afirmativa também é verdadeira, já que diversas culturas utilizam o Cruzeiro do Sul como pontos de referência para orientação. A terceira afirmativa é correta, pois segundo o mito guarani, “o Cut´uxu segura a cabeça da ave para garantir a vida na Terra, porque, se ela se soltar, beberá toda a água do nosso planeta. A última afirmativa está incorreta, pois as três Marias e as estrelas da constelação de Órion não compõe a figura da Ema.
. 25) Alternativa B
A linguagem empregadano texto“ A Ema” é formal . O emprego da Norma Culta da Língua Portuguesa normalmente é utilizado em veículos de comunicação que buscam informar sobre pesquisas científicas ou assuntos afins. Portanto, a alternativa B é a correta.

Veja mais sobre as unidades

UNIDADES

COLÉGIO

Chromos-4_[COM-FACHADA]_zoom

Colégio Chromos Betim II – Infantil ao Fundamental (até 5º ano)

Rua Espanha, 110 - Horto - Betim | MG - CEP: 32604-124

(31) 99628-7927

WhatsApp Image 2024-03-11 at 15.07.37

Colégio Chromos Buritis II – Fundamental (8° e 9° Ano) e Ensino Médio

Rua Engenheiro Alberto Pontes, 75 - Buritis - Belo Horizonte | MG - CEP: 30492-020

(31) 99749-2908

Fachada Betim_final

Colégio Chromos Betim I – Fundamental ao Ensino Médio

Av. Edméia Mattos Lazzarotti, 2350 - Ingá - Betim | MG - CEP: 32604-272

(31) 2571-2694

Venda Nova - Unidade 2

Colégio Chromos Venda Nova II – Infantil ao Ensino Médio

Rua Apatita, 134 - Venda Nova - Belo Horizonte | MG - CEP: 31510-190

(31) 3451-0282

venda-nova-fachada

Colégio Chromos Venda Nova I – Fundamental (6º ao 9° Ano) e Ensino Médio

R. Ritápolis, 18 - Venda Nova - Belo Horizonte | MG - CEP: 31510-340

(31) 3457 5577

WhatsApp Image 2021-09-03 at 17.30.24

Colégio Chromos Serrano – Infantil ao Ensino Médio

Rua Monte Verde, 140 - Serrano - Belo Horizonte | MG - CEP: 30881-410

(31) 3646-4639

WhatsApp Image 2021-06-02 at 11.26.40 (1)

Colégio Chromos Castelo – Berçário ao Fundamental (até 5° Ano)

Rua Castelo da Feira, 122 - Castelo - Belo Horizonte | MG - CEP: 31330-030

(31) 3476-4639

UNIDADE BURITIS

Colégio Chromos Buritis I – Berçário ao Fundamental (até 7° Ano)

Rua Dep. Fábio Vasconcelos, 61 - Buritis - Belo Horizonte | MG - CEP: 30575-831

(31) 3226-9665

WhatsApp Image 2021-09-09 at 08.40.06 (1)

Colégio Chromos Barreiro II – Infantil e Fundamental

Rua José Gonçalves, 550 - Barreiro - Belo Horizonte | MG - CEP: 30640-270

(31) 3384 1440

Apresentação1

Colégio Chromos Lagoa Santa – Berçário ao Ensino Médio

Av. Olegário Maciel, 262 - Bela Vista - Lagoa Santa | MG - CEP: 33400-000

(31) 3681-2429

PRÉ-CEFET/COLTEC

11pre-centro

Chromos Preparatório Centro

Rua da Bahia, 1200 - Lourdes - Belo Horizonte | MG - CEP: 30160-011

(31) 99547 9513

eldorado

Chromos Preparatório Eldorado

Av. João César de Oliveira, 2463 - Eldorado - Contagem | MG - CEP: 32315-000

(31) 3394 7030

Apresentação1

Chromos Preparatório Lagoa Santa

Av. Olegário Maciel, 262 - Bela Vista - Lagoa Santa | MG - CEP: 33400-000

(31) 3497 3877

vendanova

Chromos Preparatório Venda Nova

Rua Padre Pedro Pinto, 2460 - Venda Nova - Belo Horizonte | MG - CEP: 31660-000

(31) 99547-9098

barreiro

Chromos Preparatório Barreiro

Av. Sinfrônio Brochado, 975 - Barreiro - Belo Horizonte | MG - CEP: 30640-000

(31) 99548-6282

pampulha

Chromos Preparatório Pampulha

Av. Antônio Abrahão Caram, 60 - São José - Belo Horizonte | MG - CEP: 31275-000

(31) 3492 2121

PRÉ-ENEM

Apresentação1

Chromos Preparatório Lagoa Santa

Av. Olegário Maciel, 262 - Bela Vista - Lagoa Santa | MG - CEP: 33400-000

(31) 3497 3877

11pre-centro

Chromos Preparatório Centro

Rua da Bahia, 1200 - Lourdes - Belo Horizonte | MG - CEP: 30160-011

(31) 99547 9513

pampulha

Chromos Preparatório Pampulha

Av. Antônio Abrahão Caram, 60 - São José - Belo Horizonte | MG - CEP: 31275-000

(31) 3492 2121

eldorado

Chromos Preparatório Eldorado

Av. João Cesár de Oliveira, 2463 - Eldorado - Contagem | MG - CEP: 32315-000

(31) 3394 7030

vendanova

Chromos Preparatório Venda Nova

Rua Padre Pedro Pinto, 2460 - Venda Nova - Belo Horizonte | MG - CEP: 31660-000

(31) 99547-9098

barreiro

Chromos Preparatório Barreiro

Av. Sinfrônio Brochado, 975 - Barreiro - Belo Horizonte | MG - CEP: 30640-000

(31) 99548-6282

CONCURSOS

pampulha

Chromos Preparatório Pampulha

Av. Antônio Abrahão Caram, 60 - São José - Belo Horizonte | MG - CEP: 31275-000

(31) 3492 2121

11pre-centro

Chromos Preparatório Centro

Rua da Bahia, 1200 - Lourdes - Belo Horizonte | MG - CEP: 30160-011

(31) 3213 7070

eldorado

Chromos Preparatório Eldorado

Av. João Cesár de Oliveira, 2463 - Eldorado - Contagem | MG - CEP: 32315-000

(31) 3394 7030

vendanova

Chromos Preparatório Venda Nova

Rua Padre Pedro Pinto, 2460 - Venda Nova - Belo Horizonte | MG - CEP: 31660-000

(31) 3454 1000

ADMINISTRATIVO

11editora_recep_o

Editora

Rua Timbiras, 1754, 7º andar - Centro - Belo Horizonte | MG - CEP: 30140-061

(31) 3273 5157

11sede

SEDE ADMINISTRATIVA

Rua Timbiras, 1754, 6º andar - Centro - Belo Horizonte | MG - CEP: 30140-061

(31) 3273 5072