Questões Comentadas ENEM 2014

Prova de Linguagem – Comentários gerais

A Prova de LINGUAGEM do ENEM 2014 (Exame Nacional do Ensino Médio) aliou conhecimento técnico à interpretação. O candidato precisou ter uma boa capacidade de assimilação, compreensão e inferência somada a conteúdos temáticos com uma abordagem reflexiva, tais como:

  • Intertextualidade;
  • Gêneros literários e textuais;
  • Elementos de coesão, função sintática e reconhecimento textual;
  • Teoria da argumentação;
  • Interpretação de propagandas, entre outros conhecimentos conjugados.

As questões que cobram interpretação de texto de linguagem não verbal foram em menor número. Essa edição privilegiou os textos de médio porte, tornando a prova cansativa. Sobre a presença de outras expressões de comunicação, houve questões sobre história da música brasileira em suas diversas manifestações.
No que diz respeito à cobrança de autores clássicos, o ENEM não economizou e não se restringiu ao Modernismo. Passaram pela prova nomes como Guimarães Rosa, Manoel Bandeira, Augusto dos Anjos, Machado de Assis, Gregório de Matos entre outros. Portanto, o candidato que, na preparação, investiu na leitura dos clássicos se sentiu muito confortável na prova.
O que se percebe é que, cada vez mais, o candidato precisa de uma preparação teórica crescentemente mais densa tendo em vista aplicações em questões práticas, bem como uma boa carga de leitura e conhecimento da linguagem em suas diversas manifestações.

Prova Amarela

Questão 01 – Letra A

O texto comenta sobre o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, cuja concepção valoriza o pertencimento, a formação de atividade para o projeto democrático, que deve abranger a todos. Educar para isso é valorizar a construção e valorização de identidade, o que a alternativa A deixa claro. Não há menção de economia, nem qualificação ou coisas do gênero no texto.

 

Questão 02 – Letra A

O espaço público descrito no texto é a Praça da Concórdia, em Paris, repleta de monumentos históricos, desde símbolos franceses a símbolos egípcios. Há ainda a menção espectadores durante a instalação do Obelisco, mas isso não permite inferir que as festas populares tinham caráter espontâneo. Ao contrário, revela que o evento descrito foi uma celebração entre as monarquias francesas e egípcias. Dessa forma, a única conclusão possível é o lugar da memória, associada aos símbolos descritos, na história da França.

 

Questão 09 – Letra E

A língua geral era a mistura do português com o Tupi. Tal língua era utilizada pelos jesuítas nos aldeamentos indígenas para educar e evangelizar os Índios. Assim, a língua geral permitiu uma aproximação dos jesuítas com o mundo indígena.

 

Questão 12 – Letra B

O texto retrata o imperialismo, que foi a principal causa da Primeira Guerra Mundial. A unificação tardia da Alemanha e sua corrida imperialista em busca de territórios dominados, principalmente por ingleses e franceses, foi a principal causa da eclosão da guerra.

 

Questão 14 – Letra B

A questão apresenta um apreço do Rafael Sânzio, chamado a Escola de Atenas. Ele apresenta, no plano central, as figuras de Platão e Aristóteles, em que o primeiro está apontado para cima e o segundo para baixo. O comando da questão pergunta o que significa, em relação ao conhecimento, o gesto de Platão.
A alternativa que apresenta a afirmação correta é a letra B, que diz: “Realidade inteligível por meio do método dialético”.
A questão envolve a chamada “Teoria das Ideias” de Platão: o conhecimento é conhecimento das ideias ou essência das coisas sensíveis, e que elas se encontram no “mundo das ideias” ou “mundo inteligível”, uma realidade distinta da sensível que não sofre modificações, sendo eterna e mutável. O único meio para tomarmos conhecimento deste mundo inteligível é através do método dialético. Ele consiste na contraposição e contradição de ideias que levam a outras ideias, e que em última instância, levará a ideia da essência.

 

Questão 18 – Letra D

A crise de 1929 provocou uma crise na cafeicultura brasileira, pois nosso principal comprador, os EUA, diminuiu drasticamente suas importações. A resposta do governo Vargas, na década de 30, foi a promoção de uma política de industrialização para tentar promover a recuperação de nossa economia.

 

Questão 19 – Letra B

A Constituição de 1988 é popularmente conhecida como a “Constituição Cidadã”, por ter ampliado os direitos à cidadania, como, por exemplo, as Eleições Diretas em todos os níveis, o direito de greve, o direito de voto ao analfabeto, o racismo e tortura como crimes inafiançáveis, etc. Porém, a Constituição recebe duras críticas por não ter promovido grandes avanços em questões sociais.

 

Questão 20 – Letra C

O imaginário dos navegadores no início da Idade Moderna era habitado por um grande temor do desconhecido. As lendas marítimas de monstros em alto mar e de buracos negros no oceano amedrontavam os navegadores. O texto da questão retrata justamente esse sentimento de temor do desconhecido.

 

Questão 24

Como a maioria da população medieval era analfabeta a ideia do inferno e do paraíso era transmitida através das imagens.

 

Questão 28 – Letra E

A Comissão Nacional da Verdade, criada no Governo Dilma, tem como objetivo esclarecer o passado de torturas e violação aos direitos humanos, principalmente, durante os “Anos de Chumbo”. Porém, esta Comissão não tem o direito de anular a Anistia de 1979 e nem de rever as condenações judiciais.

 

Questão 29 – Letra C

A questão destaca a Revolução Cientifica do século XVIII, especialmente, a contribuição de Galileu. No trecho citado, Galileu indica que a investigação da natureza deve ser realizada a partir da linguagem matemática e a consequente quantificação dos processos naturais. É a partir desse momento que temos o nascimento da chamada “física matemática”. É importante destacar nessa questão a alternativa que destaca, erroneamente, a ideia de acompanhar o estudo linguístico da matemática. O erro dessa alternativa é supor que a linguagem matemática é idêntica à linguagem comum. A alternativa correta aponta o surgimento da nova física quantitativa em oposição à antiga maneira qualitativa de se investigar a natureza.

 

Questão 30

D. João VI ao chegar ao Brasil promoveu, em 1808, a abertura dos portos rompendo assim com monopólio comercial português e dando início ao processo para a independência do Brasil.

 

Questão 33 – Letra B

O presidente Campos Sales criou a “Política dos Governadores” ou “Política dos Estados” – uma política de troca de favores entre municípios, estados e presidência que fortalecia as oligarquias estaduais, que acabavam o favorecimento ao governo central.

 

Questão 36

Os dois textos refere-se ao mesmo período histórico: o golpe militar de 64. O primeiro justifica o golpe como forma de manutenção da democracia e o segundo nega a construção democrática, através de uma solução autoritária.

 

Questão 49

Como o resíduo do processo industrial tem [OH-]=1x 〖10〗^(-10) mol/L o pOH é 10 e o pH vale 4, indicando um efluente ácido para o ajuste do PH deverá ser usada uma substância com características básicas, e a única que se encaixa neste perfil é o sal K_2 〖CO〗_3 que possui caráter básico, obtido através da reação de neutralização de H_2 〖CO〗_3 (ácido fraco) com KOH (base forte).

 

Questão 50

De acordo com a análise das reações percebe-se que 1 mol SO_2  1 mol CaSo_3 1 mol CaSo_4
Como 1 mol de CaSo_4 possui massa molar igual a 136g/mol tem-se que:
1 mol So_2  136 CaSo_4
136g CaSo_4  100% de rendimento
X  90% de rendimento
X ≅ 122,4g de CaSo_4

 

Questão 71

Na formação das micelas o composto orgânico deve ser um sal orgânico de cadeia longa, que possua também uma parte polar em sua estrutura, o que irá caracterizá-lo como um sabão. A estrutura que se encaixa neste perfil é C_17 H_33COONa.

 

Questão 76

A espécie nitrogenada mais oxidada é aquela onde o nitrogênio apresenta o maior valor de nox (no caso o 〖NO〗_3-) que possui o nox +5. No processo de desnitrificação o nitrogênio deverá ter seu nox reduzido. E para que isso ocorra deve-se seguir a etapa V onde a espécie 〖NO〗_3- será convertida em N_2, onde o nox do nitrogênio é igual a zero.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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