Prova de Linguagem – Comentários gerais
A Prova de LINGUAGEM do ENEM 2014 (Exame Nacional do Ensino Médio) aliou conhecimento técnico à interpretação. O candidato precisou ter uma boa capacidade de assimilação, compreensão e inferência somada a conteúdos temáticos com uma abordagem reflexiva, tais como:
As questões que cobram interpretação de texto de linguagem não verbal foram em menor número. Essa edição privilegiou os textos de médio porte, tornando a prova cansativa. Sobre a presença de outras expressões de comunicação, houve questões sobre história da música brasileira em suas diversas manifestações.
No que diz respeito à cobrança de autores clássicos, o ENEM não economizou e não se restringiu ao Modernismo. Passaram pela prova nomes como Guimarães Rosa, Manoel Bandeira, Augusto dos Anjos, Machado de Assis, Gregório de Matos entre outros. Portanto, o candidato que, na preparação, investiu na leitura dos clássicos se sentiu muito confortável na prova.
O que se percebe é que, cada vez mais, o candidato precisa de uma preparação teórica crescentemente mais densa tendo em vista aplicações em questões práticas, bem como uma boa carga de leitura e conhecimento da linguagem em suas diversas manifestações.
Prova Amarela
Questão 01 – Letra A
O texto comenta sobre o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, cuja concepção valoriza o pertencimento, a formação de atividade para o projeto democrático, que deve abranger a todos. Educar para isso é valorizar a construção e valorização de identidade, o que a alternativa A deixa claro. Não há menção de economia, nem qualificação ou coisas do gênero no texto.
Questão 02 – Letra A
O espaço público descrito no texto é a Praça da Concórdia, em Paris, repleta de monumentos históricos, desde símbolos franceses a símbolos egípcios. Há ainda a menção espectadores durante a instalação do Obelisco, mas isso não permite inferir que as festas populares tinham caráter espontâneo. Ao contrário, revela que o evento descrito foi uma celebração entre as monarquias francesas e egípcias. Dessa forma, a única conclusão possível é o lugar da memória, associada aos símbolos descritos, na história da França.
Questão 09 – Letra E
A língua geral era a mistura do português com o Tupi. Tal língua era utilizada pelos jesuítas nos aldeamentos indígenas para educar e evangelizar os Índios. Assim, a língua geral permitiu uma aproximação dos jesuítas com o mundo indígena.
Questão 12 – Letra B
O texto retrata o imperialismo, que foi a principal causa da Primeira Guerra Mundial. A unificação tardia da Alemanha e sua corrida imperialista em busca de territórios dominados, principalmente por ingleses e franceses, foi a principal causa da eclosão da guerra.
Questão 14 – Letra B
A questão apresenta um apreço do Rafael Sânzio, chamado a Escola de Atenas. Ele apresenta, no plano central, as figuras de Platão e Aristóteles, em que o primeiro está apontado para cima e o segundo para baixo. O comando da questão pergunta o que significa, em relação ao conhecimento, o gesto de Platão.
A alternativa que apresenta a afirmação correta é a letra B, que diz: “Realidade inteligível por meio do método dialético”.
A questão envolve a chamada “Teoria das Ideias” de Platão: o conhecimento é conhecimento das ideias ou essência das coisas sensíveis, e que elas se encontram no “mundo das ideias” ou “mundo inteligível”, uma realidade distinta da sensível que não sofre modificações, sendo eterna e mutável. O único meio para tomarmos conhecimento deste mundo inteligível é através do método dialético. Ele consiste na contraposição e contradição de ideias que levam a outras ideias, e que em última instância, levará a ideia da essência.
Questão 18 – Letra D
A crise de 1929 provocou uma crise na cafeicultura brasileira, pois nosso principal comprador, os EUA, diminuiu drasticamente suas importações. A resposta do governo Vargas, na década de 30, foi a promoção de uma política de industrialização para tentar promover a recuperação de nossa economia.
Questão 19 – Letra B
A Constituição de 1988 é popularmente conhecida como a “Constituição Cidadã”, por ter ampliado os direitos à cidadania, como, por exemplo, as Eleições Diretas em todos os níveis, o direito de greve, o direito de voto ao analfabeto, o racismo e tortura como crimes inafiançáveis, etc. Porém, a Constituição recebe duras críticas por não ter promovido grandes avanços em questões sociais.
Questão 20 – Letra C
O imaginário dos navegadores no início da Idade Moderna era habitado por um grande temor do desconhecido. As lendas marítimas de monstros em alto mar e de buracos negros no oceano amedrontavam os navegadores. O texto da questão retrata justamente esse sentimento de temor do desconhecido.
Questão 24
Como a maioria da população medieval era analfabeta a ideia do inferno e do paraíso era transmitida através das imagens.
Questão 28 – Letra E
A Comissão Nacional da Verdade, criada no Governo Dilma, tem como objetivo esclarecer o passado de torturas e violação aos direitos humanos, principalmente, durante os “Anos de Chumbo”. Porém, esta Comissão não tem o direito de anular a Anistia de 1979 e nem de rever as condenações judiciais.
Questão 29 – Letra C
A questão destaca a Revolução Cientifica do século XVIII, especialmente, a contribuição de Galileu. No trecho citado, Galileu indica que a investigação da natureza deve ser realizada a partir da linguagem matemática e a consequente quantificação dos processos naturais. É a partir desse momento que temos o nascimento da chamada “física matemática”. É importante destacar nessa questão a alternativa que destaca, erroneamente, a ideia de acompanhar o estudo linguístico da matemática. O erro dessa alternativa é supor que a linguagem matemática é idêntica à linguagem comum. A alternativa correta aponta o surgimento da nova física quantitativa em oposição à antiga maneira qualitativa de se investigar a natureza.
Questão 30
D. João VI ao chegar ao Brasil promoveu, em 1808, a abertura dos portos rompendo assim com monopólio comercial português e dando início ao processo para a independência do Brasil.
Questão 33 – Letra B
O presidente Campos Sales criou a “Política dos Governadores” ou “Política dos Estados” – uma política de troca de favores entre municípios, estados e presidência que fortalecia as oligarquias estaduais, que acabavam o favorecimento ao governo central.
Questão 36
Os dois textos refere-se ao mesmo período histórico: o golpe militar de 64. O primeiro justifica o golpe como forma de manutenção da democracia e o segundo nega a construção democrática, através de uma solução autoritária.
Questão 49
Como o resíduo do processo industrial tem [OH-]=1x 〖10〗^(-10) mol/L o pOH é 10 e o pH vale 4, indicando um efluente ácido para o ajuste do PH deverá ser usada uma substância com características básicas, e a única que se encaixa neste perfil é o sal K_2 〖CO〗_3 que possui caráter básico, obtido através da reação de neutralização de H_2 〖CO〗_3 (ácido fraco) com KOH (base forte).
Questão 50
De acordo com a análise das reações percebe-se que 1 mol SO_2 1 mol CaSo_3 1 mol CaSo_4
Como 1 mol de CaSo_4 possui massa molar igual a 136g/mol tem-se que:
1 mol So_2 136 CaSo_4
136g CaSo_4 100% de rendimento
X 90% de rendimento
X ≅ 122,4g de CaSo_4
Questão 71
Na formação das micelas o composto orgânico deve ser um sal orgânico de cadeia longa, que possua também uma parte polar em sua estrutura, o que irá caracterizá-lo como um sabão. A estrutura que se encaixa neste perfil é C_17 H_33COONa.
Questão 76
A espécie nitrogenada mais oxidada é aquela onde o nitrogênio apresenta o maior valor de nox (no caso o 〖NO〗_3-) que possui o nox +5. No processo de desnitrificação o nitrogênio deverá ter seu nox reduzido. E para que isso ocorra deve-se seguir a etapa V onde a espécie 〖NO〗_3- será convertida em N_2, onde o nox do nitrogênio é igual a zero.
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