Exercício #5 História | CEFET-MG e COLTEC

 

TEMA: Primeira Guerra Mundial

01 – Leia o relato de um soldado durante a Primeira Guerra Mundial.

“A fumaça entra no buraco e eu e meu companheiro começamos a tossir. Metade da areia que estava na superfície nos protegendo agora está em nosso pescoço e dentro de nossa calça. Nos perguntamos se um dia esse bombardeio irá parar… Mas de repente, os barulhos cessam e o ar fica claro. Percebemos que, ao menos por enquanto, o bombardeio parou. Depois de esperarmos mais alguns minutos, para ter certeza, saímos do buraco, em direção às trincheiras. Olhamos por sobre ela e tudo que vemos é um horizonte sem sinal de vida.”

Disponível em: http://veja.abril.com.br/historia/primeira-grande-guerra-mundial/1915-abril-batalha-galipoli/cenas-fiasco-depoimentos-soldados-britanicos.shtml. Acesso em  20  nov. de 2011.

O depoimento descreve as condições de vida dos soldados durante o conflito. Sobre o desenrolar da Primeira Guerra Mundial, podemos afirmar que:

  1. a)a entrada dos Estados Unidos na guerra, contando com o apoio dos russos, foi fundamental para melhorar as condições de vida dos soldados nas trincheiras, visto que garantiram alimentação, medicamentos e armas mais eficazes.
  2. b)as trincheiras, criadas para proteger os soldados do poder das armas, tornaram-se outra inimiga destes – os vários mortos em decomposição, a péssima alimentação, a falta de higiene e as doenças revelavam o lado cruel da guerra.
    1. c)as trincheiras sobreviveram às novas tecnologias de guerra, tais como as armas químicas, o uso do avião, os tanques/navios de guerra e o submarino. O abandono desta tática se deu apenas com a entrada dos Estados Unidos no conflito.
    2. d)os soldados se mantiveram firmes no sentimento nacionalista que os levaram à guerra, apesar das dificuldades enfrentadas. Tal sentimento fez com que desejassem a continuação do conflito, o que pode ser confirmado por meio do relato.

 

TEMA: Revolução Russa

02 – Sobre o contexto que antecede a Revolução Russa, leia o texto abaixo e depois responda ao que se pede:

“Em 1898, foi fundado o Partido Operário Social Democrata Russo (POSDR), inspirado nas ideias dos pensadores Karl Marx e Friedrich Engels. Desde o início havia no interior do partido divergências sobre o modo como a luta contra o czarismo deveria ser conduzida. Dessas divergências, surgiu o grupo dos Bolcheviques e o grupo dos Mencheviques.”

BRAICK, Patrícia Ramos. Cap. 5: A Revolução Russa. In. Estudar História: das origens do homem à era digital. 1. ed. São Paulo: Moderna, 2011, p. 99. (adaptado)

Sobre os bolcheviques e os mencheviques, é INCORRETO afirmar que:

  1. a)Bolcheviques significa “maioria” e seu principal líder era Lênin.
  2. b)Mencheviques significa “minoria” e seu principal líder era Martov.
  3. c)Os bolcheviques defendiam uma aliança com os operários para implantar o capitalismo na Rússia.
  4. d)Os mencheviques defendiam uma aliança com a burguesia para derrubar o czarismo na Rússia.

 

TEMA: New Deal

03 – Analise a charge a seguir sobre o New Deal. Nela, o médico (Presidente Roosevelt) sugere, ao Congresso, o New Deal como remédio para a crise econômica norte-americana. Na mesa, estão frascos com as diversas siglas dos programas federais implantados pelo governo federal.

 

Tradução:

– É claro que podemos trocar os remédios se não obtivermos resultados.

– New Deal remédios

– Congresso 

Disponível em: <http://www.xtimeline.com/evt/view.aspx?id=50410>. Acesso em: 04 ago. 2013.

 O New Deal foi um programa que

  1. a)acentuou a intervenção do Estado na economia e nas relações entre patrões e empregados.
    1. b)adotou práticas anarquistas e liberais na recuperação da economia norte-americana.
    2. c)incentivou a retração da produção industrial nacional e dos gastos públicos com infraestrutura.
    3. d)reforçou as práticas liberais e a influência das teorias econômicas europeias no país.

TEMA: Segunda Guerra Mundial

04 – Leia o texto abaixo e, em seguida, responda ao que se pede:

“O inimigo é cruel e implacável.” Pretende tomar nossas terras regadas com o suor de nossos rostos, tomar nosso cereal, nosso petróleo, obtidos com o trabalho de nossas mãos. Pretende restaurar o domínio dos latifundiários, restaurar o czarismo… germanizar os povos da União Soviética e torná-los escravos de príncipes e barões alemães… 

 

“(…) em caso de retirada forçada… todo o material rodante tem que ser evacuado. Ao inimigo não se deve deixar um único motor, um único vagão de trem, um único quilo de cereal ou galão de combustível. Todos os artigos de valor (…) que não puderem ser retirados, devem ser destruídos sem falta.” 

 

Após 70 anos da 2ª Guerra Mundial, o discurso acima, de Joseph Stálin, nos remete 

 

  1. a)à invasão soviética ao território alemão, marco na derrocada nazista frente à ofensiva Aliada nos fronts Ocidental e Oriental.
  2. b)
  3. c)à estratégia soviética frente à invasão alemã, conhecida como tática da ‘terra arrasada’, a mesma utilizada pelos russos contra Napoleão, no início do século
  4. d)à Batalha de Stalingrado, uma das mais sangrentas e memoráveis de todo o conflito, decisiva para a vitória

TEMA: Guerra Fria

05 – Os 45 anos que vão do lançamento das bombas atômicas até o fim da União Soviética não foram um período homogêneo único na história do mundo. […] Dividem-se em duas metades, tendo como divisor de águas o início da década de 70. Apesar disso, a história deste período foi reunida sob um padrão único pela situação internacional peculiar que o dominou até a queda da União Soviética.

                                                    HOBSBAWM, Eric J. A era dos extremos. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.

O período citado no texto e conhecido por Guerra Fria pode ser definido como aquele momento histórico em que houve:

  1. a)choque ideológico entre a Alemanha Nazista/União Soviética Stalinista, durante os anos 1930.
  2. b)corrida armamentista entre as potências imperialistas europeias ocasionando a Primeira Guerra Mundial.
  3. c)constante confronto das duas superpotências que emergiram ao término da Segunda Guerra Mundial.
  4. d)disputa pela supremacia da economia mundial entre o Ocidente e as potências orientais, como a China e o Japão.

TEMA: Apartheid (África do Sul)

06 – De 1948 a 1991, vigorou na África do Sul o regime denominado apartheid. A esse respeito é correto afirmar:

  1. a)Trata-se de uma política de segregação racial que excluía os negros da participação política, mas lhes reservava o livre direito à propriedade da terra.
  2. b)Trata-se de uma política de segregação racial que previa uma lenta incorporação da população negra às atividades políticas do país.
  3. c)Trata-se de uma política de segregação racial que excluía negros da participação política e restringia até mesmo a sua circulação pelo país.
  4. d)Trata-se de uma política de segregação racial que propunha a eliminação gradual da minoria negra, como forma de garantir a dominação branca.

TEMA: República Velha

 

07 – “Sonha, a Grande Rio é um sonho
    Em águas claras eu quero sonhar
    Enfeitar a vida de alegria
    Pra quem um dia o sol quis despertar
    Chegaram cheios de esperança
    Não sabiam dos mistérios que teriam que enfrentar
    Essa mata tem segredos que o homem não consegue desvendar
    É um mundo de encanto e magia, perfume e fantasia
    Cicatriz que a Amazônia fez chorar
    Olha o índio no caminho, é caçador
    Meu cavalo é de fogo, eu vou que vou
    Se a selva é perigosa, meu amor
    Rondônia é alegria, esqueça a dor (Foi assim) 
    Era o eldorado do látex no Brasil
    A riqueza que a cobiça alimentou
    Nessa história o Tio Sam também entrou
    No tratado de Petrópolis tudo começou
    O Acre da Bolívia ganhei
    E a borracha para o mundo exportei
    Cada dormente é uma vida, a vida em flor
    Na Maria Louca delirando eu vou
    E m sucata o meu sonho terminou
    Vou voltar para onde não fui…”. 

                                                                                    (Autores: SABARÁ, MURALHA, JARBAS da CUÍCA e GRAJAÚ) 

 

O samba-enredo da “Acadêmicos do Grande Rio” do carnaval carioca de 1997 foi inspirado:

  1. a)na busca pela exploração da borracha na Amazônia, depois expandida para outras áreas, como a região sul e centro-oeste do Brasil.
    1. b)na compra do Acre pelo Brasil em função da grande exploração do látex na região norte do Brasil.
    2. c)na Era Mauá, que através da iniciativa privada trouxe ao Brasil a primeira estrada de ferro que ligava o estado do Acre ao estado do Amazonas.
    3. d)nos bandeirantes, que, em busca de melhores terras e mais mão de obra, ocasionaram grandes genocídios de índios brasileiros.

 

TEMA: Era Vargas

08 – Observe a caricatura.

(SANTOS, Joel Rufino dos. “História do Brasil”. São Paulo: Marco Editorial, 1979. P. 196)

A caricatura revela um momento da chamada “Era Vargas”, quando Getúlio preparava-se para

  1. a)assumir a presidência da República, após a sua eleição indireta pela Assembleia Constituinte.
  2. b)disputar as eleições diretas para a presidência da República, no contexto da redemocratização do país.
  3. c)executar os princípios do Plano Cohen, visando impedir o avanço dos comunistas e dos integralistas ao poder.
  4. d)liderar um golpe militar, após o Plano Cohen, instaurando um período histórico conhecido por Estado Novo.

TEMA: Populismo

09 – A “Marcha da Família com Deus pela Liberdade”, em março de 1964, na cidade de São Paulo, foi:

  1. a)uma demonstração de forças conservadoras de direita contra o que chamavam de esquerdismo e comunismo do governo João Goulart.
  2. b)uma manifestação de apoio das famílias de trabalhadores brasileiros ao governo do presidente Goulart.
  3. c)uma resposta das massas populares, apoiando as Reformas de Base, após o Comício na Central do Brasil (RJ/março de 1964).
  4. d)uma demonstração de repúdio das classes trabalhadoras a uma possível intervenção militar, com apoio norte-americano, ao governo de Goulart.

TEMA: Ditadura Militar

10 – A imagem é representativa da Ditadura Militar no Brasil (1964-1985) e permite caracterizá-la como um período marcado pela 

  1. a)ação de diferentes grupos de resistência ao regime militar, que conseguiram impor alguns limites à repressão no país, através da
  2. b)estabilidade política marcada pela ausência de oposição e pela adesão imediata e apoio da maior parte dos brasileiros ao regime
  3. c)liberdade de expressão garantida pelo próprio regime, embora a constituição estabelecesse limites à imprensa através da censura pré
  4. d)perseguição aos opositores do regime, que sofreram todo tipo de repressão, legitimados pela Doutrina de Segurança

 

 

 

Veja mais sobre as unidades

UNIDADES

COLÉGIO

Chromos-4_[COM-FACHADA]_zoom

Colégio Chromos Betim II – Infantil ao Fundamental (até 5º ano)

Rua Espanha, 110 - Horto - Betim | MG - CEP: 32604-124

(31) 99628-7927

WhatsApp Image 2024-03-11 at 15.07.37

Colégio Chromos Buritis II – Fundamental (8° e 9° Ano) e Ensino Médio

Rua Engenheiro Alberto Pontes, 75 - Buritis - Belo Horizonte | MG - CEP: 30492-020

(31) 99749-2908

Fachada Betim_final

Colégio Chromos Betim I – Fundamental ao Ensino Médio

Av. Edméia Mattos Lazzarotti, 2350 - Ingá - Betim | MG - CEP: 32604-272

(31) 2571-2694

Venda Nova - Unidade 2

Colégio Chromos Venda Nova II – Infantil ao Ensino Médio

Rua Apatita, 134 - Venda Nova - Belo Horizonte | MG - CEP: 31510-190

(31) 3451-0282

venda-nova-fachada

Colégio Chromos Venda Nova I – Fundamental (6º ao 9° Ano) e Ensino Médio

R. Ritápolis, 18 - Venda Nova - Belo Horizonte | MG - CEP: 31510-340

(31) 3457 5577

WhatsApp Image 2021-09-03 at 17.30.24

Colégio Chromos Serrano – Infantil ao Ensino Médio

Rua Monte Verde, 140 - Serrano - Belo Horizonte | MG - CEP: 30881-410

(31) 3646-4639

WhatsApp Image 2021-06-02 at 11.26.40 (1)

Colégio Chromos Castelo – Berçário ao Fundamental (até 5° Ano)

Rua Castelo da Feira, 122 - Castelo - Belo Horizonte | MG - CEP: 31330-030

(31) 3476-4639

UNIDADE BURITIS

Colégio Chromos Buritis I – Berçário ao Fundamental (até 7° Ano)

Rua Dep. Fábio Vasconcelos, 61 - Buritis - Belo Horizonte | MG - CEP: 30575-831

(31) 3226-9665

WhatsApp Image 2021-09-09 at 08.40.06 (1)

Colégio Chromos Barreiro II – Infantil e Fundamental

Rua José Gonçalves, 550 - Barreiro - Belo Horizonte | MG - CEP: 30640-270

(31) 3384 1440

Apresentação1

Colégio Chromos Lagoa Santa – Berçário ao Ensino Médio

Av. Olegário Maciel, 262 - Bela Vista - Lagoa Santa | MG - CEP: 33400-000

(31) 3681-2429

PRÉ-CEFET/COLTEC

11pre-centro

Chromos Preparatório Centro

Rua da Bahia, 1200 - Lourdes - Belo Horizonte | MG - CEP: 30160-011

(31) 99547 9513

eldorado

Chromos Preparatório Eldorado

Av. João César de Oliveira, 2463 - Eldorado - Contagem | MG - CEP: 32315-000

(31) 3394 7030

Apresentação1

Chromos Preparatório Lagoa Santa

Av. Olegário Maciel, 262 - Bela Vista - Lagoa Santa | MG - CEP: 33400-000

(31) 3497 3877

vendanova

Chromos Preparatório Venda Nova

Rua Padre Pedro Pinto, 2460 - Venda Nova - Belo Horizonte | MG - CEP: 31660-000

(31) 99547-9098

barreiro

Chromos Preparatório Barreiro

Av. Sinfrônio Brochado, 975 - Barreiro - Belo Horizonte | MG - CEP: 30640-000

(31) 99548-6282

pampulha

Chromos Preparatório Pampulha

Av. Antônio Abrahão Caram, 60 - São José - Belo Horizonte | MG - CEP: 31275-000

(31) 3492 2121

PRÉ-ENEM

Apresentação1

Chromos Preparatório Lagoa Santa

Av. Olegário Maciel, 262 - Bela Vista - Lagoa Santa | MG - CEP: 33400-000

(31) 3497 3877

11pre-centro

Chromos Preparatório Centro

Rua da Bahia, 1200 - Lourdes - Belo Horizonte | MG - CEP: 30160-011

(31) 99547 9513

pampulha

Chromos Preparatório Pampulha

Av. Antônio Abrahão Caram, 60 - São José - Belo Horizonte | MG - CEP: 31275-000

(31) 3492 2121

eldorado

Chromos Preparatório Eldorado

Av. João Cesár de Oliveira, 2463 - Eldorado - Contagem | MG - CEP: 32315-000

(31) 3394 7030

vendanova

Chromos Preparatório Venda Nova

Rua Padre Pedro Pinto, 2460 - Venda Nova - Belo Horizonte | MG - CEP: 31660-000

(31) 99547-9098

barreiro

Chromos Preparatório Barreiro

Av. Sinfrônio Brochado, 975 - Barreiro - Belo Horizonte | MG - CEP: 30640-000

(31) 99548-6282

CONCURSOS

pampulha

Chromos Preparatório Pampulha

Av. Antônio Abrahão Caram, 60 - São José - Belo Horizonte | MG - CEP: 31275-000

(31) 3492 2121

11pre-centro

Chromos Preparatório Centro

Rua da Bahia, 1200 - Lourdes - Belo Horizonte | MG - CEP: 30160-011

(31) 3213 7070

eldorado

Chromos Preparatório Eldorado

Av. João Cesár de Oliveira, 2463 - Eldorado - Contagem | MG - CEP: 32315-000

(31) 3394 7030

vendanova

Chromos Preparatório Venda Nova

Rua Padre Pedro Pinto, 2460 - Venda Nova - Belo Horizonte | MG - CEP: 31660-000

(31) 3454 1000

ADMINISTRATIVO

11editora_recep_o

Editora

Rua Timbiras, 1754, 7º andar - Centro - Belo Horizonte | MG - CEP: 30140-061

(31) 3273 5157

11sede

SEDE ADMINISTRATIVA

Rua Timbiras, 1754, 6º andar - Centro - Belo Horizonte | MG - CEP: 30140-061

(31) 3273 5072