Conquistar uma vaga no Coltec é o sonho e objetivo de muitos jovens que estão ingressando no Ensino Médio. Referência no Ensino Técnico e Médio concomitante, a instituição tem como objetivo formar profissionais técnicos de nível médio com a possibilidade de exercerem sua profissão de forma destacada.
Os cursos preparatórios Cefet/Coltec do Chromos possibilitam aos alunos práticas diferenciadas e estratégicas de aprendizagem como forma de prepará-los para a conquista da tão sonhada vaga. Dentre as práticas, inclui o Teatro Coltec, idealizado e organizado pelos professores da Rede Chromos de Ensino, sobre o livro cobrado na prova.

Este ano, a obra literária exigida no exame de seleção é o livro Hilda Furacão de Roberto Drummond. Trata-se de um romance, com uma proposta narrativa interessante e dinâmica que permite um constante diálogo com o leitor. Para o professor de matemática, Guilherme Camargos, “A prova do Coltec é multidisciplinar, sendo que o livro ajuda o aluno o resolver todas as questões da prova. Por isso, a necessidade da aula, para contextualizar o tempo do livro e a influência nas demais áreas do conhecimento. A motivação é muito importante, o aluno precisa ter consciência da preparação que recebeu”.
Neste aspecto e com o objetivo de aproximar os alunos da história, possibilitando uma maior reflexão e contextualização da narrativa, os professores do Chromos preparam um aulão interativo e uma grande produção teatral para encenar e transmitir os principais pontos e aspectos da obra de forma lúdica, porém clara e objetiva, permitindo um melhor entendimento.

A professora Denise Arão, que conduziu a aula de Biologia e participou do teatro, ressaltou a emoção e a sensação de dever cumprido: “A emoção é forte, a pressão sobe e o coração bate mais forte na expectativa de encontrar 1000 alunos com vontade e garra de passar e ter a sensação de trabalho cumprido”.
Foi um belíssimo trabalho, aplaudido e elogiado por todos os presentes. Uma estratégia que aproxima os alunos do contexto real da prova do Coltec, motivando-os e estimulando-os para a conquista da tão sonhada vaga. Ítalo Khristian, 16 anos, aluno do Pré-técnico Venda Nova há 03 anos, reconhece a importância do evento na sua preparação e ressalta a importância da Rede Chromos para sua formação enquanto aluno e indivíduo: “Foi os três melhores anos da minha vida, aprendi muita coisa no Chromos que vou levar para a vida. O Teatro é o melhor evento feito por uma instituição de ensino para ajudar na aprovação”. O aluno, que passou no CEFET em 5º lugar – Ampla Concorrência – para Mecatrônica, se disse confiante e preparado para conquistar a vaga também no COLTEC.
