Os resultados individuais do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018 foram liberados na manhã da última sexta-feira (18), acabando com a ansiedade de milhões de candidatos que estão concorrendo às vagas nas universidades federais de todo o país.
De acordo com um balanço divulgado pelo Inep, dentre as mais de 4 milhões de provas corrigidas, apenas 55 receberam nota 1000 na redação, cujo tema foi “Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet”.
A aluna do Extensivo Pré-Enem no Chromos Barreiro, Isabelly Gonçalves, alcançou a nota 980 na prova de redação e conta um pouco sobre como se preparou para o exame e como desenvolveu seu texto: “Meu texto foi desenvolvido principalmente a partir das notícias que eu acompanhei uma semana antes do exame e estruturado com base no Marco Civil da Internet e em pesquisas realizadas pelo IBGE”.
Isabelly, que pretende cursar Direito ou Odontologia, conta também que a preparação específica para a prova de redação, desde o início do ano, contou com a ajuda dos monitores e professores do Chromos, que a ajudaram a entender como desenvolver uma base para um bom texto.
Quem também alcançou nota 980 foi a Stephanie Santos, aluna do Chromos Venda Nova. Para ela, o treino foi fundamental para o desenvolvimento de um bom texto de acordo com as competências exigidas, além de buscar em outras áreas do conhecimento uma forma de fazer uma intertextualidade com o tema e apresentar ideias coerentes.
“Na prova de redação, eu citei a pós-verdade (considerada a palavra do ano) como base para o argumento de que o conhecimento real sobre a atualidade é prejudicado quando o objetivo da notícia é apelar às emoções em vez de retratar o fato em si. Também fiz menção às citações do físico Einstein e do filósofo Foucault”, explica.
Já para Gabriel Santos, aluno do Chromos Eldorado, a preparação para a prova de redação envolveu a prática semanal de produção de textos. “Na minha preparação busquei fazer pelo menos uma redação por semana, para não perder o costume de escrever, além de estar sempre atento aos temais atuais e buscando entender o pensamento dos principais filósofos e sociólogos. A partir disso, eu realizava minhas redações e levava nas monitorias do Chromos para ficar atento ao que poderia ser melhorado”, conta.
Gabriel, que está concorrendo a uma vaga no curso de Medicina da UFOP, também conquistou nota 980 na redação.
Para a professora de Linguagens do Chromos e especialista no Enem, Poliana Wink, um dos grandes desafios que os candidatos enfrentaram na prova foi a quantidade de elementos que ela trazia na proposta. “Apesar de o Enem ter proposto um tema atual, o candidato pode ter se assustado incialmente com o tamanho da frase principal e todas as especificações que ela pedia, o que pode ter comprometido a compreensão total do tema”, completou.
Poliana acrescentou ainda que o planejamento ao longo do ano é um dos grandes responsáveis pelo bom desempenho dos candidatos na prova. “Quem alcançou uma boa nota na prova provavelmente se preparou bastante. O planejamento ao longo do ano auxilia o aluno a prever desafios e pensar em estratégias para superá-los. Por exemplo, ter o hábito de planejar a redação ajuda o aluno a escrever com mais segurança”, explicou.
Por fim, a professora dá um conselho para quem vai concorrer a uma vaga nas universidades federais e quer ter um bom desempenho na prova de redação do Enem: “Estudem muito! Lembrem-se que o processo de preparação para a redação do Enem não envolve apenas a escrita. Para que um aluno tenha um bom desempenho na redação, é preciso estar atualizado, pesquisar os possíveis temas, estudar os tópicos gramaticais que ainda tem dúvida, ter o hábito de planejar o texto, escrever todas as semanas, frequentar as monitorias, fazer os simulados, participar dos cursos e do aprimoramento, além de ficar atento às aulas de redação”.
O Chromos conta com uma equipe de professores e monitores preparados para contribuir com o processo de formação e evolução do aluno. Além das aulas sobre teoria textual, estratégias argumentativas e planejamento da redação, nossos professores trabalham os temas dos nossos materiais, bem como outros temas da atualidade.
Na equipe de Linguagens do Chromos, cada professor tem sua forma de trabalhar, mas todos abordam os aspectos relacionados a esses tópicos, como causas, consequências, leis relacionadas e possíveis intervenções. Também é costume de nossa equipe indicar livros, filmes, documentários, textos e podcasts para nossos alunos aprofundarem seus conhecimentos sobre o assunto.