Em 2022, os alunos do Ensino Médio Chromos começaram a experimentar uma abordagem mais dinâmica e interativa graças à introdução dos itinerários formativos propostos pelo novo modelo de ensino médio. Estes itinerários englobam disciplinas, projetos e atividades relacionados a áreas específicas do conhecimento, sendo elaborados pelas instituições educacionais e oferecidos para escolha dos alunos.
Dentre os itinerários disponíveis para os alunos Chromos, destaca-se o itinerário de medicina, concebido como um projeto que incorpora conteúdos de química, biologia e física aplicados para os estudantes do ensino médio. Os alunos da 1ª série que optaram por este itinerário na unidade Centro iniciaram, a partir de 2022, uma jornada de pesquisas científicas, investigações criminais e aplicação do método científico.
Sob a orientação do professor Márcio Eustáquio, que incentivou a documentação por meio de artigos científicos, os alunos produziram três artigos apresentados no V Congresso Online Nacional de Química. A exposição no evento proporcionou visibilidade ao trabalho e abriu caminho para a submissão na prestigiada revista científica Brazilian Journal of Development. Os trabalhos foram reestruturados pelos alunos e pelo professor, submetidos à aprovação e, finalmente, publicados no periódico sob os seguintes títulos:
Esses artigos destacaram-se na plataforma digital do Brazilian Journal of Development, levando ao convite para que dois desses artigos possam compor os capítulos 2 e 3 de um livro acadêmico para área educacional, cujo lançamento on-line ocorreu em 22 de dezembro de 2023, acessível aqui.
A apresentação no congresso de química e a publicação em periódico científico são resultados notáveis da bem-sucedida implementação do novo ensino médio nas escolas da rede Chromos. Conforme salientado pelo professor Márcio, “O Novo Ensino Médio nos brindou com itinerários formativos, proporcionando a oportunidade de explorar temáticas e métodos de ensino distintos do tradicional.”
Os professores Chromos aproveitaram essa oportunidade, construindo itinerários que não apenas despertaram o interesse dos alunos pela produção científica, mas também consolidaram o colégio como referência na implementação do novo ensino médio. Esta jornada reforça a importância de manter estratégias educacionais dinâmicas e inovadoras no desenvolvimento e sucesso dos alunos.