Ciência no Ensino Médio: alunos Chromos têm artigos publicados em Revista Científica | Chromos

Ciência no Ensino Médio: alunos Chromos têm artigos publicados em Revista Científica

 Em 2022, os alunos do Ensino Médio Chromos começaram a experimentar uma abordagem mais dinâmica e interativa graças à introdução dos itinerários formativos propostos pelo novo modelo de ensino médio. Estes itinerários englobam disciplinas, projetos e atividades relacionados a áreas específicas do conhecimento, sendo elaborados pelas instituições educacionais e oferecidos para escolha dos alunos.

Dentre os itinerários disponíveis para os alunos Chromos, destaca-se o itinerário de medicina, concebido como um projeto que incorpora conteúdos de química, biologia e física aplicados para os estudantes do ensino médio. Os alunos da 1ª série que optaram por este itinerário na unidade Centro iniciaram, a partir de 2022, uma jornada de pesquisas científicas, investigações criminais e aplicação do método científico.

Sob a orientação do professor Márcio Eustáquio, que incentivou a documentação por meio de artigos científicos, os alunos produziram três artigos apresentados no V Congresso Online Nacional de Química. A exposição no evento proporcionou visibilidade ao trabalho e abriu caminho para a submissão na prestigiada revista científica Brazilian Journal of Development. Os trabalhos foram reestruturados pelos alunos e pelo professor, submetidos à aprovação e, finalmente, publicados no periódico sob os seguintes títulos:

  1. Novo ensino médio em evidência: avaliação de conteúdos de química aplicados ao itinerário formativo de medicina, saúde e biológicas em cenários de inovação e de criação em 2022
  1. Química aplicada à investigação criminal: caso de sala de aula em uma perspectiva lúdica e criativa no itinerário de medicina do novo ensino médio
  2. Investigação científica no novo ensino médio: investigação de decomposição de canudinho biodegradável no itinerário de medicina, saúde e biológicas

Esses artigos destacaram-se na plataforma digital do Brazilian Journal of Development, levando ao convite para que dois desses artigos possam compor os capítulos 2 e 3 de um livro acadêmico para área educacional, cujo lançamento on-line ocorreu em 22 de dezembro de 2023, acessível aqui.

A apresentação no congresso de química e a publicação em periódico científico são resultados notáveis da bem-sucedida implementação do novo ensino médio nas escolas da rede Chromos. Conforme salientado pelo professor Márcio, “O Novo Ensino Médio nos brindou com itinerários formativos, proporcionando a oportunidade de explorar temáticas e métodos de ensino distintos do tradicional.”

Os professores Chromos aproveitaram essa oportunidade, construindo itinerários que não apenas despertaram o interesse dos alunos pela produção científica, mas também consolidaram o colégio como referência na implementação do novo ensino médio. Esta jornada reforça a importância de manter estratégias educacionais dinâmicas e inovadoras no desenvolvimento e sucesso dos alunos.